17 de ago. de 2012

Recife – Eleição 2012: Ibope mostra Humberto caindo e Geraldo subindo

BRASIL – PERNAMBUCO – Recife – Eleição 2012
Ibope mostra Humberto caindo e Geraldo subindo
Humberto Costa se mantém em 1º lugar nas intenções de voto, com 32%., mas a margem de diferença entre petista e os demais concorrentes está menor. O candidato do Governador Gerado Júlio continua crescendo na intenção de votos.

Captura de vídeo

Quadro demonstrativo da evolução de votos na pesquisa IBOPE, para Prefeito do Recife

Postado por Toinho de Passira
Fontes: G1 -Pernambuco, Blog do Jamildo

O Ibope divulgou nesta quinta-feira (16) a terceira pesquisa de intenção de voto sobre a disputa pela Prefeitura do Recife, em 2012.

A pesquisa estimulada aponta que o senador Humberto Costa, candidato pelo PT, continua em primeiro lugar nas intenções de voto.

Veja os números do Ibope para a pesquisa estimulada:
Humberto Costa (PT) - 32% das intenções de voto
Mendonça (DEM) - 16%
Geraldo Julio (PSB) - 16%
Daniel Coelho (PSDB) - 10%
Esteves Jacinto (PRTB) - 2%
Edna Costa (PPL) - 1%
Roberto Numeriano (PCB) - 1%
Jair Pedro (PSTU) - 0%
Branco/nulo - 15%
Não sabe/não respondeu - 8%

A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 15 de agosto de 2012. Foram entrevistadas 805 pessoas na cidade do Recife. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Segundo turno
O Ibope pesquisou dois cenários para o segundo turno: uma opção seria a disputa entre Humberto Costa e Mendonça, outra seria Humberto Costa contra Geraldo Julio. O petista ficaria em primeiro lugar nas duas hipóteses - teria 47% das intenções de voto contra Mendonça, que ficaria com 30%. Concorrendo com Geraldo Julio, este ficaria com 26%, enquanto Humberto apareceria com 49%. O resultado foi semelhante na rodada anterior da pesquisa.

Rejeição
O instituto também perguntou às pessoas em que candidato não votariam de jeito nenhum. A rejeição apontada para cada candidato é: Mendonça (DEM) e Edna Costa (PPL), 25%; Humberto Costa (PT), 23%; Jair Pedro (PSTU), 21%; Esteves Jacinto (PRTB), 19%; Daniel Coelho (PSDB), 18%; Roberto Numeriano (PCB), 17%; Geraldo Júlio (PSB), 14%; não sabe/não respondeu, 16% e poderia votar em todos, 13%.

Foto: Eduardo Braga/SEI

Segundo o Blog do Jamildo o governador Eduardo Campos (PSB), repercutindo a pesquisa, exaltou nesta sexta-feira (17) o crescimento da candidatura do seu afilhado político a prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), lembrando que o socialista que nunca disputou uma eleição, tem 16% das intenção, o que representa um empate com Mendonça Filho (DEM) na segunda colocação.

"Eu disse que a campanha seria dividida em duas etapas. Antes e depois do guia eleitoral. Fomos fazer a primeira fase com entusiasmo da militância e fica claro que ganhamos o primeiro tempo. Uma candidatura que não tinha nenhum ponto nas pesquisas e está chegando na segunda colocação", disse o governador durante entrevista.

Apesar de patrocinar a campanha, até agora o governador não participou de atos de rua com Geraldo. Questionado se atuará mais na linha de frente nesta segunda etapa, que começa terça-feira (21), com o início da veiculação do guia eleitoral, Eduardo desconversou. "Vou fazer o que a coordenação da campanha entender que é importante fazer. Vamos ver qual é a hora exatamente, mais para setembro vão ver como as coisas vão caminhando".


Nenhum comentário: