16 de ago. de 2012

Altamiro Carrilho no “Pedacinho do Céu”

BRASIL – Música - Luto
Altamiro Carrilho no “Pedacinho do Céu”
Altamiro Carrilho, o maior virtuose da flauta no Brasil, morreu nesta quarta-feira. A história do chorinho e da bossa nova brasileira, confunde-se com a vida e carreira desse extraordinário músico e compositor, que, ao nos deixar, abre uma lacuna irreparável na música popular brasileira

Foto: Cristina Granato

Postado por Toinho de Passira
Fontes: Reuters, Veja

O músico, compositor e flautista brasileiro Altamiro Carrilho morreu nesta quarta-feira aos 87 anos em uma clínica no Rio de Janeiro, onde havia sido internado nesta semana.

Carrilho, considerado um dos mestres da música brasileira, fez carreira nacional em programas de rádio e de auditório e ganhou projeção internacional, produzindo mais de 100 discos e 200 canções. Também se apresentou em mais de 40 países.

"Ele ajudou a difundir a bossa nova e era um gênio, um virtuoso", disse o ex-parceiro e músico instrumentista Rubens Antônio da Silva, conhecido como Caçulinha.

"Ele tocava vários instrumentos, era muito dedicado e estudava mais de duas horas por dia. Seu som tinha uma limpeza e uma qualidade ímpar, tanto que teve reconhecimento fora do Brasil também", acrescentou.

A Altamiro Carrilho também creditado a difusão, o reconhecimento e o sucesso do chorinho brasileiro, no Brasil e no exterior. Algumas de suas principais músicas são Rio Antigo, A Galope, Acorda, Luiz, Bem Brasil e Canarinho Teimoso.


Veja Altamiro Carrilho e Choronas executando
“Pedacinhos do Céu” de Waldir Azevedo


O vídeo foi grava em junho de 2008 no teatro Fecap, SP, Altamiro Carrilho aparece acompanhado das Choronas: Gabriela Machado-flauta, Ana Claudia César-cavaquinho, Paola Picherzky-violão de 7 e Roseli Camara-percussão.


Nenhum comentário: