15 de ago. de 2012

Yane Marques, Recife festeja chegada da medalhista sertaneja

BRASIL - Pernambuco
Yane Marques, Recife festeja
chegada da medalhista sertaneja
A atleta pernambucana medalha de bronze no pentatlo moderno, em Londres, foi recepcionada, com festa, pelos orgulhosos conterraneos, ao chegar ao aeroporto. Depois desfilou no carro de bombeiros pelas ruas do Recife. Modesta, a afogadense se espantou com a festa: “Mais do que eu esperava”- disse. Yane, você merece.

Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Bronze no pentatlo moderno em Londres, a filha de Afogados da Ingazeira, Yane Marques, foi recebido, como heroína, com flores, faixas e muito carinho por familiares, amigos e torcedores

Postado por Toinho de Passira
Fontes: Globo Esporte - PE, Blog do Torcedor – Jornal do Comércio, ”thepassiranews”

A pentatleta sertaneja Yane Marques, medalha de Bronze, em Londres, recebeu todas as honras e reconhecido orgulho dos conterrâneos a chegar na capital pernambucana, nesta segunda-feira. A medalhista natural da cidade de Afogados da Ingazeira, a 377 km do Recife, não parecia cansada, mesmo após enfrentou uma maratona aérea, que começou na noite de terça no terminal 1 do aeroporto de Heathrow, na capital inglesa, passou por São Paulo e só foi encerrada às 11h50m desta manhã, de quarta, 14, quando chegou em casa, no Aeroporto Internacional Gilberto Freire, em Recife.

Orgulhosos, alegres e dipostos a comemorar, aguardavam-na familiares, amigos, jornalistas, autoridades e torcedores anônimos que foram prestigiar aquela que foi a responsável por garantir a última medalha brasileira nos Jogos Olímpicos de Londres.

- Confesso que foi mais do que eu esperava - disse Yane Marques em cima do carro do Corpo de Bombeiros, ainda no aeroporto.

Na chegada, Yane recebeu um buquê de flores das mãos da secretária estadual de Esportes, Ana Cavalcanti, que foi representar o governador Eduardo Campos.

O presente mais esperado, no entanto, foi o abraço dos familiares. A irmã Cristina Marques enfrentou as cinco horas de estrada entre Afogados da Ingazeira e o Recife para recepcionar a medalhista.

Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

- A expectativa é comemorar bastante. A família está em festa e esta vai até Deus sabe quando.

Quem também esteve no aeroporto foi Maria Clara, 10 anos, aluna de pentatlo moderno. Ela treina no mesmo centro onde Yane se prepara para as disputas internacionais.

- Vou treinar mais para chegar ao ponto em que ela chegou. Estou muito feliz com essa conquista - comentou, sem se importar de "sumir" em meio à multidão presente ao aeroporto.

Entre os que se dispuseram a recepcionar Yane Marques no aeroporto internacional do Recife, houve quem levasse a bandeira da cidade natal da atleta, Afogados da Ingazeira. Outros compareceram com faixas com mensagens de apoio e carinho. A tradicional figura do cangaceiro, emblemática do sertão pernambucano, também foi relembrada no terminal aeroportuário, que, por alguns momentos, tornou-se uma extensão do interior do estado.

O clima de festa no desembarque de Yane Marques se estendeu pelas ruas do Recife, por onde ela desfilou num carro do Corpo de Bombeiro, como heroína, hoje um orgulho para o Brasil, para Pernambuco e em especial para Afogados de Ingazeira.

Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Aos 28 anos, a loira (ou galega, como os pernambucanos costumam dizer) de olhos azuis, traço físico comum entre os sertanejos, mostrou ao mundo que a “força sertaneja” apontada por Euclides não era só ficção.

A participação de Yane Marques nas Olimpíadas de Londres ocorreu no último dia do evento. A pernambucana, nem de longe favorita ao pódio, sobretudo por sua atuação nas Olimpíadas de Pequim (18ª colocação, em 2008), colocou em prática toda a preparação dos últimos quatro anos e garantiu a medalha graças à regularidade que manteve nas cinco provas do pentatlo moderno.

Agora, a medalha de bronze de Yane Marques em Londres irá se juntar às medalhas de ouro (Pan-Americano do Rio de Janeiro, em 2007, e Aberto de França, este ano) e prata (Pan-Americano de Guadalajara, em 2011).

A pernambucana acumula sonhos. O maior deles é o de ver mais brasileiros participando do pentatlo moderno nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, quando pretende encerrar a carreira, quem sabe levando ao pescoço uma medalha de Ouro. Na Inglaterra, Yane foi a única representante nacional na modalidade.


Nenhum comentário: