18 de ago. de 2012

RECIFE - Eleição 2012: Holofotes de Lula sobre Humberto

BRASIL – Pernambuco – Recife - Eleições 2012
Holofotes de Lula sobre Humberto
No Facebook de Lula, são exibidas exatas “13” fotos do candidato petista a prefeitura do Recife, imagem desde os tempos em que foi ministro da saúde a atualidade. Isso pode significar que o ex-presidente está tomando gosto com a campanha de Humberto. Há boato que Dilma está dando um gelo em Eduardo Campos... Será?

Foto: Ricardo Stuckert/PR

A imagem acima é de 03 de agosto de 2004, quando Humberto presenteou Lula com camiseta do Clube Náutico Capibaribe, “paixão pernambucana dos dois petistas”. O Náutico precisa se livrar desse "encosto" duplo

Postado por Toinho de Passira
Fontes: Facebook Lula, Blog do Diário, Blog do Diário

O Blog político do Diário de Pernambuco, capitaneado por José Nogueira , destaca qye um dia depois de gravar para o guia eleitoral de Humberto, a fanpage de Lula no Facebook publica 13 fotos que evidenciam a proximidade do ex-presidente com o senador-candidato.

O texto do post, na página de Lula, é o seguinte: “Unidos pelo compromisso de um futuro melhor para Recife”.

Os 13, flagrantes documentam fatos ocorridos entre 2004, quando Humberto foi ministro da Saúde do primeiro governo Lula, e 2012, momento em que o senador concorre ao Executivo do Recife.

A estratégia de ocupar espaço nas redes sociais para valorizar a proximidade do ex-presidente com o senador reitera a briga do PT pela exclusividade da imagem de Lula.

Desde o início da campanha, no Recife principalmente, os petistas têm se esmerado em deixar claro que não permitirão a outros candidatos utilizarem, em campanha, da imagem do ex-presidente, assim como da presidente Dilma Rousseff.

A atitude do PT bate de frente com a candidatura do PSB, que já vem empregando o nome de Dilma em jingle – fato que já levou o partido a recorrer à Justiça Eleitoral.

Segundo o blogueiro José Nogueira a cada dia surgem novos indícios de que a rusga entre PT e PSB caminha para distanciamento de fato entre a cúpula dos dois partidos.

”A cada encontro do candidato petista a prefeito do Recife, Humberto Costa, com o ex-presidente Lula crescem os rumores de que o antigo chefe da nação segue magoado com o chefe do PSB, governador Eduardo Campos”.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Lula e Eduardo Campos nos tempos em que seguiam na mesma direção

Ninguém pode saber porém, se é boato espalhado pela turma de Humberto, se é encenação de Lula, ou é para valer.

”Agora, mais caroço nesse angu… O Planalto, leia-se a presidente Dilma Roussef, está dando um gelo no governador…” – diz o Blog do Diário.

”É cedo, claro, para se afirmar que o rompimento é definitivo”.

Até mesmo porque se há conflito em algumas regiões, PT e PSB estão juntos em São Paulo, maior colégio eleitoral do país”.

”Os socialistas lembram, inclusive, que o partido é o que mais apoia candidaturas petistas em capitais”.

”Além disso tudo, Eduardo e Lula construíram uma relação sólida (pelo menos é o se conclui depois de anos de afinidade pública) e o PSB segue integrando fielmente a base do governo Dilma – o governador faz questão de lembrar que a sigla vota fechado com os interesses da presidência”.

”De qualquer modo, é evidente o choque de interesses entre as legendas (as duas buscam poder) e o natural afastamento entre elas”.

”O que resultará dessa história toda, as urnas determinarão”.

Ainda que sejam pertinentes os planos de expansão do PSB, é certo que se este crescimento significar a perda de espaço do PT o entendimento entre socialistas e petistas deve ficar cada vez mais difícil.

”Afinal, o avanço socialista fortalece o projeto presidencial do governador Eduardo Campos, movimento que incomoda demais aos petistas”.

Foto: Ricardo Stuckert Filho/PR

Se Dilma se certificar que o projeto Eduardo presidente, ameaça sua reeleição, ou a eleição de Lula como seu sucessor, vai jogar a barra de gelo na cabeça de Eduardo!


Nenhum comentário: