14 de nov. de 2011

Cielo conquista 1º ouro após caso de doping

25/07/2011

CHINA – MUNDIAL DE NATAÇÃO
Cielo conquista 1º ouro após caso de doping
O brasileiro Cesar Cielo ganhou medalha de ouro no Mundial de Xangai, nos 50m borboleta, prova que não é sua especialidade. O atleta que havia sido flagrado no exame antidoping numa competição, em maio, no Rio de Janeiro, por ter ingerido o diurético furosemida, pode competir no mundial de Xangai, porque a Corte Arbitral de Natação, considerou de bom tamanho a pena mínima de “advertência” feita pela confederação brasileira de Natação.

Foto:Getty Images

Cielo emocionado no pódio ao ouvir o Hino Nacional Brasileiro. Parecia que ele estava ganhando pela primeira vez.

Postado por Toinho de Passira
Fonte: Folha de São Paulo

O brasileiro Cesar Cielo, 24, ganhou a sua primeira medalha de ouro no Mundial de Xangai. O título veio nos 50 m borboleta, prova que não é sua especialidade, mas em que ele já vinha se destacando. Tanto, que entrou na final com o melhor tempo da prova. E, após 23s10, confirmou as expectativas e derrotou os outros sete concorrentes.

O pódio foi completado por dois australianos. Matthew Targett chegou em segundo (23s28), enquanto Geof Huegill foi o terceiro colocado (23s35).

No Mundial anterior, em Roma-2009, Cielo havia vencido os 50 m e 100 m nado livre.

Fotos: Getty Images/Associated Press



A reação ao ver no placar eletronico que havia ganhado a medalha de ouro

Ontem, ele falou pela primeira vez desde que seu caso de doping foi tornado público no dia 1º de julho.

O brasileiro exibe com orgulho a sua medalha de ouro, após as controvérsias.
Ele testou positivo para o diurético furosemida e foi apenas advertido pela confederação brasileira. A Federação Internacional de Natação apelou à Corte Arbitral do Esporte e pediu suspensão de três meses. Mas a CAS manteve a pena mínima.

O caso foi o principal assunto da primeira semana do Mundial de esportes aquáticos. E, no sábado, repórteres do mundo todo aguardavam para ouvir o brasileiro.

"Eu me senti um pouco estranho [na água], para ser honesto. Foram muitas emoções no último mês. É difícil lidar com tudo e só focar na natação", declarou.

"Estou pronto para nadar meu melhor tempo aqui e espero que ele seja o melhor de todos. Já deixei toda essa controvérsia para trás."

Cielo só mostrou certa irritação quando questionado sobre os rivais que reclamaram da punição branda dada a seu caso de doping.

"Não tenho nada a falar [aos adversários]. Não falei com outros nadadores, estive com o time brasileiro a maior parte do tempo. Minha meta principal aqui é nadar rápido. Eu não tenho que fazer ninguém feliz", afirmou.

O campeão mundial dos 50 m livre apareceu mais magro em Xangai. Disse ter iniciado uma dieta em maio. "Cortei as besteiras. Estou mais velho e tenho que controlar a dieta. Acho que estou mais em forma", comentou.

Nenhum comentário: