16 de nov. de 2011

Ataque a embaixada americana em Cabul

13/09/2011

AFEGANISTÃO
Ataque a embaixada americana em Cabul
Durante todo dia de hoje, entrando pela noite, Forças afegãs e internacionais combateram insurgentes talibãs, nas proximidades da embaixada americana, do quartel-general da Otan e de prédios da polícia que foram atacados pela manhã . Noticia-se que até agora, seis pessoas foram mortas e 16 encontram-se feridas.< DIV>

Foto: Daud Yardost / AFP/Getty Images

Fumaça na Embaixada americana sob ataque em Cabul, Afeganistão

Postado por Toinho de Passira
Fontes:BBC Brasil, Reuters, Aljazeera, The New York Times

Forças afegãs e internacionais continuam a combater, na noite desta terça-feira, insurgentes que estão nas proximidades da embaixada americana, do quartel-general da Otan e de prédios da polícia que foram atacados horas antes na capital do Afeganistão, Cabul.

Os ataques começaram pela manhã e, após horas de combates, dois insurgentes ainda estariam combatendo as forças de segurança refugiados em um prédio em construção com vista para a área onde estão os órgãos.

A polícia diz que seis pessoas foram mortas e 16 feridas.

O Talebã assumiu a autoria pelos ataques, que ocorrem semanas depois do atentado no escritório do Conselho Britânico em 19 de agosto, quando homens-bomba mataram 12 pessoas.

O grupo já havia assumido a responsabilidade por esse ataque, dizendo que ele marcava o aniversário da independência do país em relação à Grã-Bretanha em 1919.

Segundo o correspondente da BBC em Cabul, Quentin Sommerville, o episódio de violência desta terça-feira parece ser um ataque complexo envolvendo uma série de homens-bomba.

Ele confirmou que alguns insurgentes se refugiaram em um edifício em construção a apenas 300 metros da embaixada, de onde eles poderiam coordenar as ações, e que há pelo menos um policial morto.

Sommerville também diz ter visto lança-granadas sendo disparados no local.

Relatos iniciais sugerem que pelo menos quatro homens-bomba estiveram envolvidos no ataque, com um deles supostamente detonando um colete com explosivos em um táxi.

Além do quartel-general da Otan, da embaixada americana e de outras embaixadas, o centro da cidade também abriga prédios de diversos ministérios e o palácio presidencial do Afeganistão.

Foto: Ahmad Jamshid / AP

Corpo de uma das vítimas sendo conduzidos pelas forças de segurança

Um porta-voz do Taleban confirmou a autoria do ataque logo depois das explosões: "Hoje um grande ataque suicida está em curso em Cabul, no local onde há o prédio da inteligência internacional".

O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, condenou a violência, dizendo que era uma maneira de testar o processo de transição da segurança do país (que a Otan entregará para as forças nacionais), mas alertou que essa tentativa dos insurgentes vai fracassar.

"Temos confiança na capacidade das autoridades afegãs em lidar com essa situação. A transição está em curso e vai continuar", disse.

Foto: Musadeq Sadeq / AP

A vice-ministro da Saúde, Nadira Hayat Burhani, em primeiro plano, fala ao celular, abrigada entre veículos, durante o ataque Talibã

A embaixada americana confirmou o ataque e disse que não houve feridos entre seus funcionários.

"Temos confiança na capacidade das autoridades afegãs em lidar com essa situação. A transição está em curso e vai continuar"

Uma testemunha, Mohammad Zada, disse que estava dirigindo próximo à embaixada dos EUA quando o ataque começou. Ele disse ter ouvido cinco fortes explosões.

“Você nunca está preparado para se ver em meio a vítimas, destroços, vidros quebrados espalhados pela rua”, disse Zada.

A violência no Afeganistão vem se agravando desde julho, quando a Otan começou um longo processo para transferir o poder de volta às forças afegãs.

A maior parte das tropas internacionais devem para deixar o país em 2015, quando se espera que as forças afegãs estejam prontas para assumir o controle.

Foto: Musadeq Sadeq / AP

Insurgentes refugiados em um edifício em construção a apenas 300 metros da embaixada, estão resistindo as forças de segurança.


Nenhum comentário: