15 de nov. de 2011

Papa anuncia volta ao Brasil em 2013

21/08/2011

ESPANHA - BRASIL
Papa anuncia volta ao Brasil em 2013
''Estou feliz de anunciar que o próximo Dia Mundial da Juventude será realizado em 2013, no Rio de Janeiro'', afirmou o papa, ao finalizar o evento deste ano, ocorrido na Espanha

Foto: Cesar Manso/AFP

O Papa regressará ao Brasil em 2013, para o encontro mundial da juventude católica que acontecerá no Rio de Janeiro

Postado por Toinho de Passira
Fontes:BBC Brasil , La Razon, El Pais, ABC, G1, Radar Online – Lauro Jardim

O papa Bento 16 encerrou sua estadia de quatro dias na Espanha com um missa em Madri vista por cerca de 1,5 milhão de pessoas, na qual anunciou que o Rio de Janeiro sediará a próxima edição da Jornada Mundial da Juventude, em 2013.

A jornada, que terá no Rio a sua 27ª edição, é um festival voltado para a juventude católica e atrai peregrinos de todas as partes do mundo.

''Estou feliz de anunciar que o próximo Dia Mundial da Juventude será realizado em 2013, no Rio de Janeiro'', afirmou o papa.

''Desde já, peçamos ao senhor que ajude àqueles que organizarão o evento e que facilite a viagem de jovens em todo o mundo, para que eles possam se juntar a mim naquela bela cidade do Brasil'', disse Bento 16.

A missa do sumo pontífice católico foi assistida pelo governador Sérgio Cabral e pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes.

Diversos fiéis brasileiros agitaram bandeiras do Brasil e vibraram com o anúncio feito pelo papa.

Foto: Reuters

Como parte do ritual da jornada, jovens espanhóis entregaram a um grupo de jovens católicos brasileiros uma grande cruz de madeira e uma imagem de Nossa Senhora.

O giro do papa pela Espanha foi cercado de polêmica, já que muitos ativistas se opunham a que dinheiro público fosse gasto com a visita em um momento em que o país atravessa grave crise econômica.

A homília do papa foi especialmente voltada para atrair os jovens ao catolicismo, que vem perdendo inúmeros fiéis nos países europeus.

Aqui no Brasil, não é diferente: o contingente de católicos na nossa população, que diminuiu aceleradamente nos anos 80 e 90 e se estabilizou no início da década passada, voltou a cair. Entre 2003 e 2009, houve uma queda de 7,3% entre os que se declaram católicos.

Nesse mesmo período, os evangélicos passaram de 17,9% para 20,2% do total de brasileiros. Hoje, portanto, os católicos somam 68,4% da população — o menor porcentual da história (no início dos anos 80, 90% da população era católica).

A pesquisa mostra outra novidade: proporcionalmente, entre os brasileiros católicos há mais homens do que mulheres. É a primeira vez que isso acontece. Segundo constado na pesquisa feita pelo economista Marcelo Néri, da Fundação Getúlio Vargas, do Rio de Janeiro, com base de dados no IBGE.

Ao fim, o papa conclamou os jovens a envolverem com a Igreja, dando a entender que não se deve buscar a fé sem o apoio da religião organizada.

''Não se pode seguir a Jesus sozinho.

Quem cede à tentação de ir por sua própria conta, corre o risco de não encontrar nunca a Jesus Cristo ou de acabar seguindo uma imagem falsa.

'' O papa fez saudações aos presentes em espanhol, português, inglês, polonês, francês e alemão.

Foto: Reuters

Jovens peregrinos de todo mundo saúda o Papa nas ruas de Madrid


Nenhum comentário: