15 de nov. de 2011

EUA: Furacão Irene provoca estado de emergencia nos EUA

27/08/2011

ESTADOS UNIDOS
Furacão Irene provoca estado de emergencia nos EUA
O furacão Irene atingiu o leste dos Estados Unidos na manhã deste sábado com ventos de 140 quilômetros por hora. Mais de dois milhões de pessoas receberam ordens para se retirar de suas casas. Sete Estados americanos, da Carolina do Norte até Connecticut, declararam estado de emergência por causa do Irene. Dezenas de milhares de pessoas estão fugindo também em partes de Delaware, Maryland, Nova Jersey, depois da divulgação de ordens de evacuação para todos os que vivem nas áreas mais baixas.

Foto: Bill Tiernan/The Virginian-Pilot, via Associated Press/The New York Times

Apesar de ter enfraquecido o Irene ainda provoca ventos de 140 quilômetros por hora

Postado por Toinho de Passira
Fontes:BBC Brasil, The New York Times , Reuters, The Washington Post

O furacão Irene atingiu a costa leste dos Estados Unidos neste sábado enfraquecido, mas ainda uma perigosa tempestade que levou a interrupções no sistema de transporte em Nova York e ameaça provocar blecautes e alagamentos.

Desde as Carolinas ao Maine, dezenas de milhares de pessoas estão no caminho do gigante de 839 km, que provocou mais de 17 polegadas de chuva em algumas partes na área costeira da Carolina do Norte.

O olho da tempestade cruzou a costa da Carolina do Norte perto de Cape Lookout por volta das 7h30 horário local (8h30 horário de Brasília), afirmaram meteorologistas do US National Hurricane Center.

Foto: Hiroko Masuike/The New York Times

Passageiros aproveitando as últimas viagens do metrô, antes da chegada de Irene

Nova York fechou aeroportos e as estações de metrô, parte do sistema de transporte público pelo qual circulam 8,5 milhões de pessoas por dia durante a semana. Aos passageiros restou buscar táxis nas ruas quase desertas.

"Estamos tentando chegar a Boston e isso não deve acontecer. Estamos presos aqui", disse Rachel Karten perto de um terminal de ônibus em Nova York também praticamente vazio.

Milhares de pessoas tiveram de atender às ordens para evacuar a costa leste norte-americana.

O Irene está percorrendo uma rota sentido norte-nordeste ao longo da costa norte-americana e deve continuar sendo considerado um furacão enquanto atinge Estados do país na noite deste sábado e também no domingo.

Foto: Ted Richardson/Bloomberg News

Morador de Nova Iorque, depois ao proteger as janelas de sua casa, saúda Irene, para ver se ela chega menos implacável

Com ventos de 140 quilômetros por hora, Irene enfraqueceu para um furacão de categoria 1 na escala de intensidade de 1 a 5 de Saffir-Simpson. Apesar disso, meteorologistas alertam que o fenômeno continua sendo uma tempestade grande e perigosa.

A prefeitura de Nova York decretou retirada de moradores em escala sem precedentes, mais de 300 mil pessoas, enquanto estados desde as Carolinas ao Maine declararam estado de emergência por causa do furacão, cuja largura de 960 quilômetros ameaça uma região habitada por dezenas de milhões de pessoas.

Foto: Jose Luis Magana/Reuters

No início do dia, na costa da Carolina do Norte, os ventos cortaram linhas de energia e derrubaram árvores, enquanto a chuva caía com força inundando algumas ruas. Na cidade portuária de Wilmington, na Carolina do Norte, as ruas estavam vazias e o ar estava tomado pelo som de pinheiros sendo quebrados pela força dos ventos.

A Progress Energy, empresa de eletricidade local, projetou que 125 mil clientes na costa da Carolina do Norte estão sem energia.

Foto: AFP/SPIEGEL

Um céu ameaçador anuncia a chegada de Irene

Um jovem morreu em Newport News, na Virginia, após uma árvore cair sobre sua casa, reportou a mídia local.

Pelo menos três pessoas também morreram na Carolina do Norte --um home foi atingido por uma árvore e outro foi levado pelas águas e se afogou. Um outro morreu de ataque cardíaco enquanto deixava sua casa, disse o governador Bev Perdue.

Foto: Associated Press

Presidente Barack Obama, segundo à direita, reunido com a equipe federal de emergência, a Federal Emergency Management Agency (FEMA), em Washington, neste sábado

O presidente Barack Obama interrompeu suas férias em Vineyard, para participar de uma teleconferência com os encarregados dos serviços emergenciais, que informaram que equipes canadenses estavam sendo chamadas para ajudar a restaurar a energia em Vermon, onde se prevê que todos os rios locais poderão alagar. O furacão Irene pode ser um fenômeno "histórico", disse o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

"Todas as indicações apontam para um furacão histórico. Não posso ser mais claro: se você está no caminho previsto deste furacão, você deve tomar precauções agora", disse ele.

"Não espere, não se atrase. Todos esperamos pelo melhor, mas temos que nos preparar para o pior", afirmou.

Foto: Gerry Broome/Associated Press

O Irene é o primeiro furacão a atingir o Atlântico nesta temporada. Calcula-se que 65 milhões de pessoas possam ser atingidas em grandes cidades da costa leste americana.

A Cruz Vermelha anunciou que está preparando dezenas de abrigos de emergência na região.

A Amtrak, a rede ferroviária dos Estados Unidos, anunciou que está cancelando seus serviços entre Washington e Boston a partir destes sábado. A companhia também já tinha suspendido operações ao sul do Estado da Virgínia.

O Pentágono carregou 200 caminhões com suprimentos de emergência e 100 mil soldados da Guarda Nacional estão de prontidão.


Nenhum comentário: