14 de nov. de 2011

Atentados deixa quase uma centena de mortos

24/07/2011

NORUEGA
Atentados deixa quase uma centena de mortos
Em um intervalo de pouco mais de uma hora, a Noruega foi palco de dois violentos atentados, na última sexta-feira. O primeiro alvo foi a sede do governo, onde uma bomba explodiu e deixou pelo menos sete mortos e vários feridos. Momentos depois, um segundo ataque ocorreu em uma ilha próxima a capital. Um atirador abriu fogo contra jovens em um acampamento do partido trabalhista, deixando pelo menos 85 pessoas mortas e outras tantas feridas. Um extremista preso, no segundo atentado, assumiu a autoria dos atos terroristas.

Foto: AFP/SPIEGEL

Centenas de pessoas prestam homenagem as vítimas dos atentados no centro de Oslo

Postado por Toinho de Passira
Fontes:Aftenposten, BBC Brasil, Nationen, Folha de São Paulo

Foto postada pelo terrorista na Internet
Anders Behring Breivik, um suposto extremista de direita de 32 anos de idade, disse ter cometido tanto o ataque à bomba na capital, Oslo, que matou sete pessoas e o massacre de outras 85 em um campo para jovens na ilha de Utoeya, ambos na sexta-feira.

Uma pessoa ferida na ilha que estava hospitalizada morreu neste domingo.

O número de vítimas fatais pode ainda subir já que há pelo menos quatro pessoas desaparecidas e outras 96 foram feridas.

O chefe de polícia Sveinung Sponheim disse que Breivik “admitiu tanto o ataque à bomba como os tiros, embora não esteja admitindo culpa criminal”.

"Ele diz ter agido sozinho, mas a polícia precisa verificar tudo o que ele diz. Alguns dos testemunhos coletados na ilha nos fez questionar se havia um ou mais atiradores", disse ele.

Sponheim disse que a polícia não procura outros suspeitos e que até o momento e que Breivik vem cooperando com o interrogatório.

Ele deve aparecer perante um tribunal na segunda-feira. O policial confirmou que o tempo máximo que Breivik permaneceria preso, segundo as leis norueguesas, é de 21 anos.

Foto: Per Thrana

O primeiro atentado: a bomba que explodiu próximo a sede do governo norueguês em Oslo, sete pessoas morreram

Segundo o médico Colin Poole, chefe da divisão de cirurgia do Hospital de Ringriket, onde foram atendias inúmeras das vítimas do atentado, o terrorista Anders Behring Breivik usou balas tipo "dum-dum", durante o massacre.

"Aquelas balas mais ou menos explodiram dentro do corpo. (...) Essas balas infligiram danos internos que são absolutamente horríveis", comentou o médico, que disse que em pelo menos 16 vítimas não foi possível extrair o projetil, devido o excesso de fragmentação.

Especialistas em balística afirmaram que as balas chamadas "dum-dum", a provável munição usada pelo atirador, são mais leves que as balas comuns, além de serem melhores para tiros à longa distância, sendo utilizadas regularmente por caçadores.

Foto: AFP/SPIEGEL

Missa em homenagem as vítimas na catedral luterana em Oslo

Neste domingo aconteceram funerais das vítimas em diversas partes do país, inclusive na principal catedral luterana norueguesa, em Oslo.

O rei norueguês Haroldo V e sua esposa, a rainha Sônia, estiveram na catedral junto com o primeiro-ministro, Jens Stoltenberg.

Stoltenberg disse aos presentes que os dois dias desde o ataque parecem "uma eternidade e as noites são repletas de angustia e lágrimas".

"Cada um dos que nos deixaram é uma tragédia. Uma tragédia nacional", disse o premiê.

O advogado de Breivik, Geir Lippestad, disse que o ataque foi planejado por algum tempo.

"Ele considerou ser uma crueldade ter que cometer estes atos, mas em sua mente, eram necessários", disse o advogado à imprensa norueguesa.

"Ele queria uma mudança na sociedade e, desta perspectiva, ele precisava pressionar por uma revolução. Ele queria atacar a sociedade e sua estrutura."

O atirador foi preso com a chegada da polícia, cerca de 90 minutos após o início do massacre no campo de verão para a juventude organizado pelo Partido Trabalhista.

Lippestad disse que Breivik se rendeu quando sua munição acabou.

Ele disse ter ido até Uoeya para "dar um aviso ao Partido Trabalhista que o dia do juízo final está próximo a menos que eles mudem suas políticas".

O advogado disse que seu cliente permaneceu calmo durante o interrogatório de dez horas.

"Acredito que ele percebe o que fez e se considera capaz mentalmente", disse ele.

Foto: AFP/SPIEGEL

O primeiro ministro Jens Stoltenberg: lamentando a “tragédia nacional...”

Acredita-se que o suspeito tenha ligações com grupos extremistas de direita. Imagens suas portando uma arma apareceram em um vídeo anti-islâmico chamado Knights Templar 2083 divulgado no site Youtube.

Um documento de 1.500 páginas em inglês e atribuído a Breivik foi publicado na internet horas antes do ataque, sob o pseudônimo de Andrew Berwick.

O vídeo e o documento fazem referencias ao multiculturalismo e a imigração de muçulmanos.

O autor se diz ser um seguidor dos templários, ordem cristã medieval envolvida nas cruzadas e por vezes reverenciada por defensores da supremacia branca.

Fotos: Reuters/AFP/SPIEGEL


A perplexidade dos noruegueses é ainda maior, pois o país tem um dos menores índices de violência de toda a Europa.

Um documento de 1.500 páginas redigido aparentemente pelo terrorista norueguês revela que o ataque já era preparado desde o outono (boreal) de 2009.

O documento, publicado na internet, inclui um manual sobre como montar bombas e um discurso contra o Islã e o marxismo.

Anders Behring Breivik detalha os preparativos de sua ação, destacando "o uso do terrorismo como um meio de despertar as massas", e admite que será lembrado como "o maior monstro nazista desde a Segunda Guerra Mundial".

Com várias referências históricas, o manifesto inclui numerosos detalhes da personalidade do agressor, seu modus operandi para fabricar bombas e seu treinamento de tiro, além de um minucioso diário dos três meses que precederam o ataque.

O texto, escrito em inglês, tem o título "A European Delaration of Independence - 2083" (Uma declaração de Independência Europeia - 2083) e é firmado sob o pseudônimo "Andrew Berwick".


"Meu nome, Breivik, remonta à época anterior a dos vikings. Behring é um nome germânico pré-cristão que deriva da palavra Behr, que em alemão significa urso (...) e Anders (Andreas) é o equivalente escandinavo de (...) Andrew", explica o terrorista no site de relacionamento.

"Um alvo prioritário é a reunião anual do partido socialista/social democrata", diz o texto, que também explica como montar uma empresa de fachada, mineradora ou agrícola, para adquirir explosivos.

O documento acaba assim: "Acredito que será minha última postagem. Estamos na sexta-feira, 22 de julho, às 12h51", apenas três horas antes da explosão de uma bomba no centro de Oslo e do posterior ataque à colônia de férias do Partido Trabalhista.

O acusado foi membro do partido Progressista (FrP, da direita populista) e de seu movimento jovem, além de participar de um fórum neonazista sueco na internet.

O FrP confirmou que Behring se filiou ao partido em 1999, mas saiu da lista de membros em 2006. Ele também foi o responsável local do movimento juvenil do FrP entre 2002 e 2004.

A polícia definiu Behring como um "fundamentalista cristão" de direita, hostil ao islamismo.

De acordo com Mikel Ekman, investigador da Fundação Expo, com base em Estocolmo, que monitora grupos de extrema direita, Behring criou um perfil em 2009 sob um pseudônimo que pode ser rastreado para seu endereço de e-mail em um fórum neonazista sueco chamado Nordisk.

Fundado em 2007, o Nordisk conta com 22 mil membros na região.


Nenhum comentário: