16 de nov. de 2011

Ex-presidente Lula diagnosticado com câncer na laringe

29/10/2011

BRASIL
Ex-presidente Lula diagnosticado com câncer na laringe
Do hospital Sírio-Libanês os jornalistas informam que o ex-presidente, já começa a fazer sessões de quimioterapia, na próxima segunda feira. O tratamento será ambulatorial, com o paciente recebendo a aplicação e retornando a sua residência. Ainda não foi informado por quanto tempo, mais já se sabe que o medicamento será injetado após intervalo de 21 dias. Este tipo de câncer quase sempre é associado a tabagismo e alcoolismo.

Foto: Getty Images

Lula fará quimioterapia pesada, apesar do tumor não ser tão agressivo. Diagnóstico de câncer de Lula acontece sete meses após morte do então vice-presidente José de Alencar

Postado por Toinho de Passira
Fontes:G1, Agência Brasil, Reuters, Al Jazeera, BBC Brasil, Mail & Guardian Online , The Telegraph, France 24, CNN, Jornal do Brasil

O hospital Sírio-Libanês informou na manhã deste sábado (29) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 66 anos, será submetido a um processo de quimioterapia para tratamento de um tumor na laringe.

Segundo nota do hospital, exames realizados por Lula neste sábado, em São Paulo, identificaram a doença. De acordo com os médicos, ele "encontra-se bem" e fará tratamento ambulatorial.

A laringe é um órgão situado na região do pescoço e tem funções respiratórias e relacionadas ao aparelho vocal.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, o câncer de laringe atinge principalmente homens e é um dos mais comuns na região da cabeça e pescoço. O site do instituto informa que fumantes têm dez vezes mais chances de desenvolver câncer de laringe que pessoas que não fumam.

O câncer de laringe representa cerca de 25% dos tumores malignos na região da cabeça e pescoço, segundo o site do Inca. O instituto informa que dois terços dos tumores do gênero ocorrem na corda vocal.

Na última quinta (27), o ex-presidente comemorou no apartamento onde mora, em São Bernardo, o aniversário de 66 anos. Na segunda (22), ele esteve em Manaus (AM), ao lado da presidente Dilma Rousseff, participando da inauguração de uma ponte sobre o Rio Negro.

Segundo a GloboNews, o câncer diagnosticado na laringe do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não é tão agressivo quanto os médicos imaginavam inicialmente. Devido ao seu tamanho - entre 2 e 3 cm - a cirurgia para retirá-lo foi descartada .

O câncer foi localizado na parte de cima da glote - a supraglote - e uma cirurgia nesta região poderia ter como consequência a retirada das cordas vocais e uma traqueostomia para facilitar a respiração. Como o tumor foi considerado curável com sessões de quimioterapia e radioterapia, a equipe médica optou por descartar esta cirurgia mais radical.

Apesar de o câncer não ser dos mais agressivos, a quimioterapia a que o ex-presidente será submetido é considerada pesada. Ele inclusive teria perguntado aos médicos se perderia o cabelo, o que foi confirmado. Lula passará por três sessões de quimioterapia, de 20 em 20 dias, além de sessões de radioterapia. Este tratamento será ambulatorial, ou seja, ele será liberado para voltar para casa em seguida. No total, durará três meses.

Entre os primeiros a comentarem o câncer de Lula estão os líderes que participam da Cúpula Ibero-Americana, no Paraguai.

"Que Lula possa vencer esta nova batalha, como um grande lutador que é", disse o presidente do Equador, Rafael Correa, segundo a agência de notícias EFE.

O presidente paraguaio, Fernando Lugo, que também se curou de um câncer, falou que é importante que todos os líderes realizem check-ups com frequência.

O hospital Sírio-Libanês é o mesmo que tratou, com êxito, o câncer do sistema linfático da presidente Dilma Rousseff em 2009. Lugo, que foi diagnosticado com a mesma doença de Dilma, também foi tratado pelo Sírio-Libanês.

O governo brasileiro propôs ao presidente venezuelano, Hugo Chávez, que seu câncer também fosse tratado no hospital de São Paulo, no entanto ele optou por médicos cubanos.

Ele deverá deixar o Sírio-Libanês ainda neste sábado, segundo a assessoria de imprensa do hospital.

O petista procurou auxílio médico na sexta-feira após sentir dores na garganta, informou neste sábado o Instituto Cidadania, organização ligada a Lula.

A equipe médica que assiste o ex-presidente é coordenada pelos médicos Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz, Luiz Paulo Kowalski, Gilberto Castro e Rubens V. de Brito Neto.

O médico José Guilherme Vartanian, do Hospital AC Camargo, especialista em pescoço e cabeça, disse que tal tipo de câncer atinge principalmente homens acima de 40 anos e é provocado geralmente por exposição a bebidas alcoólicas e tabaco, bem como por fatores externos ambientais, como poluição.

Foto: Roberto Stuckert Filho/Presidência da República

O ex-presidente Lula e a presidenta Dilma Rousseff durante cerimônia de inauguração da ponte sobre o Rio Negro, no último dia 24, Manaus

A presidente Dilma Rousseff afirmou, em nota à imprensa, que a descoberta do tumor na laringe do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi feita em um estágio que permite "seu tratamento e cura". "Como todos sabem, passei pelo mesmo tipo de tratamento, com a competente equipe médica do hospital Sírio Libanês, que me levou à recuperação total", disse. "Tenho certeza de que acontecerá o mesmo com o presidente Lula."

Na avaliação de Dilma, o ex-presidente Lula é "um líder, um símbolo e um exemplo para todos" e ela acredita que a força e a determinação do ex-presidente, aliadas à capacidade de superação de "adversidades de todo o tipo", serão determinantes para que ele vença "mais este desafio".

Dilma afirmou ainda, na nota, que o ex-presidente contará com o apoio e força de sua esposa, dona Marisa Letícia.

"Como presidente da República e ex-ministra do presidente Lula, mas, sobretudo, como sua amiga, companheira, irmã e admiradora, estarei ao seu lado com meu apoio e amizade para acompanhar a superação de mais este obstáculo", disse a presidente.

A equipe do “thepassiranews” deseja boa sorte para o ex-presidente Lula e torce sinceramente pela sua cura e pronta recuperação.


Nenhum comentário: