2 de mar. de 2009

Baleias encalhadas na Austrália

BALEIAS ENCALHADAS NA AUSTRÁLIA

Foto:John Nievaart of Naracoopa Holiday units

As baleias-piloto estão entre as menores baleias. Costumam medir até 5 metros de comprimento. São pretas e têm a barriga cinzenta.

Fontes: The Mercury, Reuters

Especialistas e a população tentam salvar dezenas de baleias-piloto nesta segunda-feira, depois de quase 200 delas encalharem na noite anterior em uma ilha perto do Estado da Tasmânia (sul da Austrália).

Foto:John Nievaart of Naracoopa Holiday units

As equipes de resgate dizem que apenas 54 das 194 baleias encalhadas na ilha King (entre a ilha da Tasmânia e a ilha principal da Austrália) continuam vivas, mas as autoridades acreditam que poderão salvá-las. Sete golfinhos também encalharam.

Foto:Jay Town

Nos últimos três meses, mais de 400 baleias já encalharam na costa noroeste da Tasmânia. Em janeiro, 48 cachalotes morreram em circunstâncias semelhantes.

Foto:Jay Town

Baleias encalham periodicamente na Austrália e na Nova Zelândia, por razões ainda não totalmente compreendidas.

Foto:Jay Town

Uma teoria diz que o ruído de atividades humanas no mar estaria perturbando a ecolocalização das baleias, em alguns dos encalhes havia navios usando sonares marítimos nas áreas. Mais de 150 moradores da ilha estão ajudando as autoridades na tentativa de devolver as baleias ao mar. O encalhe aconteceu num trecho de areia plana na praia de Naracoopa. Várias baleias já estão espremidas em um cercado dentro do mar.

Foto:John Nievaart of Naracoopa Holiday units

Algumas escavadoras abrem canais para trazer água do mar até os animais enquanto guindastes retiram algumas baleias mortas para outras áreas para facilitar o resgate das sobreviventes.

Foto:Jay Town

Os meteorologistas dizem que há previsão de ventos fortes na ilha King, e que isso pode deixar o mar agitado, complicando o resgate, que só se completará com a volta da maré.

Permalink


Nenhum comentário: