20 de mar. de 2009

Erupção do Vulcão submarino em Togo

Erupção do Vulcão submarino em Togo
Houve alerta de tsunami para a faixa costeira do Pacífico Sul, ontem, quinta-feira, que foi suspenso mais tarde

Foto: Getty Images/ AsiaPac

Fontes: Estadão, Abril Noticias

Cientistas flagraram a erupção de um vulcão submerso no Oceano Pacífico, cerca de 10 quilômetros a sudoeste da ilha principal de Tongatapu, arquipélago de Tonga.

O vulcão está lançando fumaça, vapor e cinzas há dias, mas as autoridades disseram que erupção não apresenta perigo por enquanto para os moradores das ilhas próximas. Também não há relatos de peixes ou outros animais sendo afetados.

Moradores da região disseram que a coluna de vapor e cinzas apareceu pela primeira vez na manhã de segunda-feira, depois que vários terremotos foram sentidos na capital, Nuku'alofa.

Foto: Getty Images/ AsiaPac

Segundo especialistas, a erupção teve sua origem em um forte maremoto que sacudiu na sexta-feira passada o mar entre os atóis de Hunga Tonga e Hunga Há'apai.

A região conhecida como bacia norte de Lau, situada entre Fiji, Samoa e Tonga, tem dezenas de vulcões submarinos ativos localizados a entre 1 mil e 1.500 metros de profundidade sob as águas e que escondem vastas reservas de minerais.

Tonga se encontra fora do chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica, mas sofre habitualmente terremotos de magnitude superior a 5 na escala Richter.

Foto: Getty Images/ AsiaPac

Um poderoso tremor de magnitude 7.9 na escala Richter se registrou nesta quinta-feira perto de Tonga, ativando durante quatro horas um alerta de tsunami para a faixa costeira do Pacífico Sul, que foi suspenso mais tarde. O tremor ocorreu a aproximadamente 200 quilômetros ao sul da cidade de Nuku'Alofa, capital de Togo.


Nenhum comentário: