20 de mar. de 2009

Obama libera a maconha

Obama libera a maconha
Calma, a marijuana está livre para uso medicinal, pelo menos por enquanto

Fontes: Portal

Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, não vai mais permitir que sejam processadas as clínicas e empresas que oferecem maconha para tratamento, nos 13 estados onde a planta é descriminalizada.

Durante o governo Bush, houve muito debate sobre se os tratamentos médicos à base de maconha para pacientes de câncer, com dores crônicas ou outras doenças graves deveriam ser autorizados. Os distribuidores de maconha para tratamento foram perseguidos, inclusive nos estados onde a lei respalda o uso medicinal da planta.

No governo de Obama, Eric Holder, novo secretário de Defesa norte-americano assegura que a postura será diferente. Ele declarou na que a prioridade da nova administração é ir em busca de delinquentes que violam leis estaduais e federais, ou de traficantes que usam as medidas governamentais como fachada para esconder ações criminosas.

Para os defensores do uso medicinal da maconha e civis libertários, a declaração representou uma reviravolta na política federal em relação às drogas.

Cultivar, usar e vender maconha para aplicação medicinal é permitido em algumas instâncias da lei de 13 estados norte-americanos: Alasca, Califórnia, Carolina do Norte, Colorado, Maine, Massachusetts, Minnesota, Mississippi, Nebraska, Nevada, Nova York, Ohio e Oregon. Tais ações, no entanto, são totalmente ilegais de acordo com a lei federal.

Thom Mrozek, um porta-voz de Thomas P. O’Brien, procurador pelos Estados Unidos em Los Angeles, comentou que somente contraventores serão o foco das próximas fiscalizações. Como contraventores, considera-se quem vende drogas a menores de idade, pessoas com prescrições falsas ou aqueles que agem fora da localização aprovada.

Alguns médicos norte-americanos estão se especializando nos supostos usos terapêuticos da maconha :

Dores intensas - A maconha teria efeito analgésico e, por isso, é usada para aliviar dores crônicas, de quimioterapia, pós-operatório, pós-derrame, neuropatia periférica ou Aids.

Espasmo muscular - Ajuda no controle do espasmo muscular, presente em casos de esclerose múltipla e traumatismo raquimedular.

Movimentos desordenados - Estimularia os movimentos em doses baixas e os inibiria em doses altas. Pode ser usada para tratar de desordens motoras no mal de Parkinson.

Epilepsia - Impede, ainda que parcialmente, as crises.

Glaucoma - Diminui a pressão intraocular



Nenhum comentário: