22 de mar. de 2009

Cadê aquele senador Heráclito Fortes?

Cadê aquele senador Heráclito Fortes?

Foto:Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

Decepcionante ver o senador Heráclito Forte, um homem aparentemente correto, culto e bem intencionado, importante líder da posição inteligente, combativo e corajoso se prestando ao papel de porta voz e capataz do grupo Sarney–Renan.

Não está se saindo bem com a imprensa, portando-se sem compostura nem seriedade. Fala como se fosse diretor de um grêmio recreativo, sem pesar nem medir as conseqüências de suas declarações.

Sempre deram gosto ver suas intervenções na tribuna do senado, nos apartes, nos debates das comissões. Uma oratória cortante afiada e certeira contra os que estivessem manobrando contra os interesses nacionais.

Teimamos em reconhecê-lo tomando partido de causas estranhas, como a defesa da senadora Roseana Sarney, na história das passagens aéreas, habitando aquela zona dúbia do que é legal e o que é moral.

Aos jornalistas, por exemplo, perguntado sobre porque a Casa não divulga logo como os senadores usam as passagens, assim como fará com as notas fiscais da verba indenizatória, ele afirmou, ironicamente:

- Aí não escapa nem jornalista, vai ser um constrangimento geral - e completou: - Assim é melhor fechar o Senado.

Um senador da republica não pode brincar com essas coisas. Um senador em cargo de direção do Senado, não pode falar com jornalistas nesse tom.

Mais adiante sobre a demissão de diretores, diante das brincadeiras que circularam a respeito da diretoria de Anais, encarregada de catalogar documentos para a elaboração da história da instituição, mas vulgarmente compreendida como se houvesse uma diretoria do ânus do senado, em outra atitude inconseqüente, comentou:

"Ontem se fez uma campanha danada contra o diretor de Anais, que me procurou muito triste", disse Heráclito, entre risos.

O gracejo que fez com o diretor de Anais, Flávio Cunha Lima, foi degradante, e não poderia ter acontecido em forma de deboche e humilhação para com um funcionário, principalmente vindo de um membro da mesa diretora do Senado, principalmente sendo esse membro o elegante senador Heráclito Fortes.

Sempre que percebíamos que o senador Heráclito Fortes ia se pronunciar prestávamos atenção, parávamos o que estávamos fazendo, para aprender e quase sempre concordar com as sua opiniões lúcidas. Agora tememos seus pronunciamentos pelo risco do vexame.

Está custando muito caro ao país esse cargo de 1º secretário do Senador Heráclito Forte, é como se o senado, tão carente de lideranças sérias, tivesse perdido mais uma.

Veja a entrevista de Heráclito Fortes no Blog do Josias de Souza


Nenhum comentário: