27 de mar. de 2009

Dilma e Lula brincando de casinha

Dilma e Lula brincando de casinha
O incrível projeto habitacional do governo sem pé, nem cabeça, nem vergonha

Fotomontagem Toinho de Passira sobre foto da Agência Brasil

Se alguém espremer não sai nada do programa "Minha Casa, Minha Vida", anunciado por Dona Dilma e Lula, com aquele aparato de quem está inventando a roda. Parece uma fantasiosa tese de mestrado mal redigida. Pode ser tudo, mas, não é um programa de governo exeqüível, realizável.

Depois que viu os índices de pesquisas se inclinarem, Lula desesperou-se e apressou-se em apresentar essa miragem mirabolante, piramidal, um ato de propaganda enganosa, que jamais vai acontecer.

Lula que não tem os olhos azuis e não é branco, parece que está querendo criar uma bolha imobiliária na Second Life, para se vingar dos gringos.

Todo mundo está caindo de pau no engodo da casa da Dilma, que começa a cheirar mal, depois que o pessoal especializado começou a examinar as vísceras infectas da mentira eleitoreira.

Pegou-se uma porção de projetos habitacionais do passado, Banco Nacional da Habitação, COHABs e até projeto Singapura de Paulo Maluf, se pôs num liquidificador e se serviu o resultado, sem nem ao menos coar.

Por certo uma meia dúzia de imóveis serão construídos à toque de caixa para serem inaugurados no ano eleitoral que se aproxima, como se fosse parte do projeto que se inicia. Um mostruário para exibir no horário eleitoral, com o candidato(a) do governo dizendo que vai fazer o resto se ganahr.

Há mesmo, pouquíssima chance de ser implantado, esse projetinho maroto, mas por vias das dúvidas, o pessoal da área econômica embutiu algumas armadilhas perigosas para o futuro mutuário, que não aparece para o cidadão comum, que só vê vantagens.

Por exemplo: estão falando em fortes subsídios para que a renda do trabalhador não se comprometa, pagando as prestações da casa própria, mas os recursos possíveis previstos no projeto, serão do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), que é dinheiro do próprio trabalhador, que está sob a guarda da Caixa Econômica, para ressarcir as indenizações trabalhistas, então precisarão de retorno com juros.

Mas o projetinho prevê, que mesmo as pessoas com a menor renda pagará TR + 5,00% ao ano e os que tiverem até 10 salários mínimos pagarão a TR + 8,16 ao ano. Possivelmente quem cuidou dessa parte foi a Caixa Econômica Federal, pois se isso for implantado algum tempo, vai representar mais um grande negócio, pois eles pegarão o dinheiro do FGTS, que já estão nos seus cofres, a um custo de 3% e lucrariam com os trabalhadores, em 30 anos um pré-sal.

Associação Nacional dos Mutuários e Moradores (ANMM) publicou nota comentando que o tamanho do imóvel, 32 m2 de área útil só caberá uma pessoa, que os moveis deverão ser feitos sob medida, pois nada que existe no mercado caberá dentro da casinha de brinquedo. Lembrou que até então é considerada como casa popular, a que tivesse uma área de 75 m2, isso é mais que o dobro que esta prevista na casa do pacote, e que já era um imóvel minúsculo.

Em homenagem, vejam abaixo a música de Toquinho e Vinicius, A Casa, que fica na rua dos Bobos nº 0 onde não “se podia fazer xixi, porque pinico não tinha ali...”


Um comentário:

otaviodimello disse...

Já coloquei todas as explicações do projeto velho que nunca saiu do papel, enrrolando o povo pra eleger a Dilma.
Pesquisei e postei tudo muito bem explicado.
Conhecem o ouro de tolo?
É isto aí a enganação, cuzes, dá nojo.
Abraços, bom blog o seu.