11 de mar. de 2009

Morales mastiga folha de coca

Morales mastiga folha de coca
A novidade é que esse fato aconteceu diante da comissão de entorpecente da ONU reunida em Viena

Foto:AP (foto alterada)

Fontes: Veja , Uol Noticia

Evo Morales, presidente da Bolívia mastigou uma folha de coca, diante dos ministros da Justiça e do Interior dos 53 países membros da comissão de entorpecentes da ONU em Viena.

"Se isso é uma droga, então podem me prender". "Isto é uma folha de coca, não é cocaína. Não é possível que esteja na lista de entorpecentes da ONU", declarou Morales com a planta na mão, arrancando aplausos de várias delegações.

"A mastigação é isto. Não faz mal a ninguém. Não é porque mastigo que sou viciado em drogas. Se for assim, (Antonio María) Costa (responsável da ONU para a luta antidrogas e presente na sala) deveria me levar preso", acrescentou Morales, que voltou a ser aplaudido pelos participantes de uma reunião da Comissão de Narcóticos (CDN, na sigla em inglês) da organização.

Evo numa fazenda de coca no interior da Bolívia
"Eu sou produtor desta folha de coca. Não é porque sou produtor que sou narcotraficante", acrescentou Morales, pedindo à legislação internacional que se adéque a uma nova realidade.

"Esta folha de coca é medicina para os povos. Não é prejudicial para a saúde humana em seu estado natural", disse Morales, ao criticar o fato de a folha de coca ter sido incluída no Convenção de Entorpecentes da ONU de 1961.

"Consumi intensamente folha de coca durante dez anos, quando trabalhava na agricultura, e não me sinto desnutrido. E tenho 50 anos!", declarou.

O chefe de Estado também disse que o consumo de folha de coca já era comum três mil anos antes de Cristo e que não é possível eliminar uma prática tão antiga.

Morales argumentou que proibir a folha de coca "constitui um atentado contra os direitos dos povos indígenas”.

Além disso, o presidente e líder cocaleiro reafirmou que lutará "de maneira frontal contra a cocaína, o narcotráfico e as drogas".

Morales luta contra a estigmatização do cultivo da folha de coca, a partir da qual se fabrica a cocaína, mas que também é considerada uma planta sagrada na Bolívia, e cujo consumo é tradicionalmente considerado terapêutico.

Foto: Juan Karita/AP

Um camponês pondo a folha de coca para secar ao sol em Asunta, Bolívia

O Órgão Internacional de Controle de Entorpecentes (OICS) reclama há anos a proibição da mastigação destas folhas.

Na Bolívia, terceiro país produtor mundial depois da Colômbia e Peru, são cultivados 28.000 hectares de folhas de coca, dá para desconfiar que toda essa produção não é só para mastigar.

Permalink


Nenhum comentário: