26 de mar. de 2009

Refinaria de Pernambuco superfaturada

Refinaria de Pernambuco superfaturada
A Camargo Correia está superfaturando a terrraplenagem da futura refinaria Abreu e Lima, que está sendo construída em Suape, com uma duvidosa parceria da Venezuela do companheiro Hugo Chávez. Essa é mais uma obra do PAC superfaturada!

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Os Companheiros Lula e Hugo Chávez, no local superfaturado, num dos lançamentos da pedra fundamental da refinaria, que além de dezenas de pedras fundamentais, ainda rendia uns dólares para alguém do governo federal...

Fontes: O Globo G1 Exame

A “Operação Castelo de Areia”, desencadeada pela Polícia Federal, prendeu 10 diretores da construtora Camargo Corrêa acusados de participar esquema de remessa ilegal de dinheiro ao exterior.

De acordo com o Ministério Público Federal, o caso começou a ser investigado em 2008, após uma denúncia anônima.

A investigação também identificou pelo menos uma obra superfaturada pela Camargo Corrêa, a construção de uma refinaria em Pernambuco, a Refinaria Abreu e Lima, também conhecida como Refinaria do Nordeste. De acordo com as investigações, o prejuízo ao erário pode passar de R$ 71,9 milhões de reais.

Junto ainda se comenta que foram feitas também doações ilegais (não-declaradas) e ilegais, do grupo empresarial para pelos menos três partidos políticos.

O MPF também cita a “constante movimentação dos investigados para ocultar as remessas, que somam pelo menos R$ 20 milhões”. Um dos presos é um doleiro que constituiu uma empresa de fachada em uma estrada de terra no Rio de Janeiro.

Para ocultar o conteúdo das conversas, os envolvidos no esquema utilizavam sistemas de interceptação difícil, como o IP Voip e o Skype, além de sistemas telefônicos criptografados.

Um doleiro suíço, naturalizado brasileiro, falava em códigos com os diretores da empresa.

Na nota, o MPF diz que, “quando não tratavam diretamente com os diretores, os doleiros conversavam sobre as remessas com as secretárias, que eram responsáveis por receber e remeter, por fax, as ordens e instruções de pagamentos via cabo no exterior em favor da Camargo Corrêa.

Elas demonstram conhecer os códigos com nomes de animais. Os mais usados eram coelho, camelo, girafa, canguru e gaivota”.

Até o momento, 10 pessoas foram presas, entre eles quatro diretores e duas secretárias da Camargo Corrêa, três doleiros e um articulador, que não teria ligação com a construtora. A prisão de um diretor e das secretárias é temporária e as outras sete pessoas estão presas em caráter preventivo.


Nenhum comentário: