29 de mar. de 2009

Britânicos desmentem Argentina sobre ilhas Falklands

Britânicos desmentem Argentina sobre ilhas Falklands
O Primeiro Ministro Inglês não quis nem ouvir falar de conversações sobre as ilhas Malvinas que a Presidente Argentina trouxe a pauta e desmentiu que houvesse qualquer negociação em curso como insinuaram os argentinos.

Foto: Governo Argentino

O encontro da presidente argentina e do primeiro ministro inglês, em Buenos Aires

Fontes: O Globo , O Clarin , Time Online

O primeiro Ministro inglês Gordon Brown, continua o seu aprendizado sobre os governantes latinos americanos, depois de ter ouvido uns desaforos de Lula, agora, em meio aos debates sobre a crise mundial, escutou da presidente argentina Cristina Kirchner a reclamação argentina sobre as ilhas Malvinas, assunto que a chancelaria do primeiro ministro não tinha aceitado na pauta das conversações.

Quando dois chefes de Estado vão se encontrar, antes os Ministros das Relações Exteriores reúnem-se e acertam o que vai ser discutido entre os dois. As pautas são afinadas e diz a boa regra e educação diplomática, que não deve ser posto em debate assuntos não acordados.

Diante da “metáfora” de lula, sobre os culpado brancos de olhos azuis, pela crise financeira mundial o jornal britânico The Guardian, no seu editorial disse que “talvez o premiê britânico devesse usar melhor o seu tempo, preparando o encontro do G20 na semana que vem” do que ter feito essa viagem a America do sul.

Estava aí a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, para não deixar o jornal se enganar, quando ontem,sábado, pediu o reinicio das conversações, sobre a posse das ilhas Malvinas, que os britânicos chamam de Falklands, um dia após Brown dizer que poderia não discutir o assunto.

Foto: Linda Garrison

Porto Stanley nas Ilhas Malvinas é a menor e mais remota capital do mundo

O governo britânico deixou vazar que Gordon Brown respondeu a presidente que não havia nenhuma alteração no pensamento do governo britânico sobre a posse, soberania da Ilha que foi motivo de guerra entre os dois países em 1982.

Mais uma vez, o primeiro ministro britânico estava sendo envolvido com declarações de um presidente que estava jogando demagogicamente para a platéia interna.

O ministro do Exterior da Argentina, Jorge Taiana, que como diplomata deveria ter desestimulado Cristina Kirchner a tratar do assunto naquele momento, foi quem divulgou que o assunto foi tratado e que a presidente “havia sido clara e firme, na necessidade do Reino Unido fazer o que a Organização das Nações Unidas (ONU) tem pedido e manter conversações para encontrar a solução para um conflito de soberania entre o Reino Unido e a Argentina sobre as Malvinas".

Guerra das Malvinas ou Falklands

Foto: Military Images

Um multidão de ingleses foi a Portsmouth saudar o porta avião HMS Hermes que retova com os heróis da guerra das Malvinas

Fontes: Wikipedia , Guerras – Brasil Escola , BBC Brasil Military Images

As ilhas malvinas ou Falkland Island são territorios britânicos ultramarinos, um arquipélago formado por duas ilhas principais e aproximadamente outras 700 ilhas menores, somando uma área total de 12.173 km², situado no Atlântico Sul, a 500 quilômetros da costa argentina.

Os kelpers (nome dado a quem nasce nas Ilhas) se consideram cidadões britânicos e não querem nem ver falar de argentinos.

Foto: Arquivo

No começo da Guerra o General Leopoldo Guatieri, ovacionado por multidão de argentinos que apoiava a invasão

Em 1982 o general Leopoldo Galtieri, que na ocasião presidia a Argentina estava com a popularidade em baixa e decidiu invadir a Ilha, imaginando que o ingleses não reagiriam devida a distância, do território ocupado para a Inglaterra e a pouca importancia do arquipelágo.

Foto: Military Images

Soldados britânicos desembarcando nas geladas praias das Falklands.

A primeira ministra da Inglaterra, Margaret Thatcher reagiu instantaneamente com veemência e determinação. Apoiados pelos norte-americanos, Ronaldo Reagan era o presidente e pelo Chile do General Pinochet, os britânicos atacaram as tropas argentinas invasoras, furando o bloqueio naval e aéreo Argentina, que patrulhavam os mares e os céus próximos ao arquipélago acabando por tomar de volta a posse das Ilhas.

O papa João Paulo II envolveu-se pessoalmente em fazer a guerra cessar, visitando os dois países em pleno conflito.

Em certo momento da guerra, que durou apenas dois meses, do início de abril a meados de junho de 82, cercado por terra, mar e ar, sem apoio logístico, o exército argentino invasor, estava prestes a ser dizimado se continuasse nas Malvinas. Não precisava nem haver combates, os soldados morreriam de fome, pois as provisões não lhe chegavam e do frio glacial reinante, pois suas roupas de combate não eram apropriadas para enfrentar aquelas condições adversas.

Foto: Military Images

Soldados argentinos prisioneiros sob a guarda de soldados britânicos

Havia ainda o risco da força aérea ou naval britânica atacar o território continental argentino. A população de Bueno Aires, assustada, chegou a fazer exercícios e ensaiar apagões, treinando para o caso de ataque aéreo britânico.

Foto: Military Images

Às 11h07min do dia 4 de Maio de 1982, um míssil Exocet AM39, lançado por um avião Super Étendard da Armada Argentina, atingiu em cheio o destróier HMS Sheffield, a mais moderna embarcação da Royal Navy na época, morrem dez marinheiros ingleses e o navio afunda. Na foto uma fragata auxilia no combate ao incêndio e resgata tripulantes.

Ao invés de se render, a Argentina disse que estava acatando uma resolução da ONU, que no início do conflito recomendará o cessar fogo e recomendava aos dois países que sentassem à mesa de negociações, para discutir a posse das Ilhas.

É nessa resolução que Cristina se baseia para tentar fazer o assunto voltar à pauta ou fingir que pretende seriamente.

Cerca de 712 soldados argentinos e 255 britânicas morreram nos combates.

Na próxima quarta feira 02 de abril, a invasão das tropas argentinas ao arquipélago completa 27 anos.

Foto: Military Images

Margaret Thatcher ousadamente logo ao fim da guerra visitou as tropas vencedoras nas Ilhas Falklands

Politicamente a guerra serviu tanto aos argentinos, que logo após a guerra o general Galtieri foi forçado a renunciar. Em seu lugar assumiu o general Reynaldo Bignone, que iniciou as negociações para devolver o poder aos civis pondo fim a ditadura militar que havia se instalado no país há 10 anos. Realizaram eleições que levaram o civil Raúl Alfonsín ao poder.

Na Inglaterra, o conflito fortaleceu a imagem política de Margaret Thatcher, que antes estava em declínio. Possivelmente por causa da guerra conseguiu se reeleger como primeira-ministra.

Plantão do Jornal Nacional durante a Guerra das Malvinas



Um comentário:

Anônimo disse...

Sou mestre em Geografia e acho lamentável que seja divulgado informações tão distorcidas e incorretas a respeito da questão das Malvinas. Isto torna-se ainda mais grave quando esta informação é postada em língua portuguesa provavelmente por um brasileiro e latino americano que ao invés de defender nosso povo latino americano age como se fosse um inglês.
A verdade por trás da guerra das Malvinas é que em 1831 a marinha Argentina apreendeu 2 navios pesqueiros norte americanos (EUA) que estavam pescando ilegalmente em águas argentinas. Para “se vingar” disto os americanos atacaram as ilhas Malvinas (que ainda pertenciam à Argentina) e destruíram uma pequena instalação militar do exercito argentino que existia na ilha e as casas de todos os militares argentinos que viviam na ilha pondo tudo abaixo. A partir daí as ilhas ficaram desabitadas até 1833 quando os ingleses desembarcaram colonos nas ilhas roubando-as para a Inglaterra. A guerra das Malvinas dos anos oitenta nada mais foi do que uma tentativa do governo e do povo argentino de recuperar a posse das ilhas que lhe foram roubadas pelos ingleses no século XIX.
As Malvinas do século XXI pode ser a Amazônia brasileira. Certamente nossos netos o bisnetos se sentiriam ofendidos se no futuro as pessoas falassem que a Amazônia é Americana, ou Chinesa, ou Russa, ou da União Européia, etc e que os brasileiros são incoerentes e arrogantes em suas reivindicações pela devolução da Amazônia.
Por isto penso que antes de postar informações te importância tão relevante para todo o povo Latino Americano e em especial o Argentino, as pessoas pesquisassem melhor sobre o tema para evitar absurdos como este que foi postado neste blog. Se você tem sangue Latino Americano correndo nas suas veias espero que não censure meu comentário e tenha coragem de publicá-lo agindo como um Latino Americano e não como um inglês.