20 de mar. de 2009

Foi Sarney quem criou 127 das 181 incrives diretorias

Foi Sarney quem criou 127 das 181 incrives diretorias
A proliferação das diretorias do Senado e seus anexos com salários elevados se deu, sobretudo, quando o o senador maranhense assumiu a presidencia pela segunda vez

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr

CINISMO: José Sarney dizendo que vai moralizar o Senado, que ele mesmo desmoralisou

Fontes: Estadão

A jornalista Rosa Costa do estado de São Paulo descobriu que foi o senador do PMDB pelo amapá, José Sarney de Araújo Costa, quem criou pelo menos 70% das diretorias escandalosas que o Senado possui. A grande maioria gerada e parida no seu segundo mandato, entre 2003 e 2005, quando foi presidente da casa.

Até agora Sarney com a sua cara de pau habitual posava de grande gerenciador, que estaria tentando moralisar a super estrutura do senado, tendo até contratado a Fundação Getúlio Vargas, para apresentar um projeto de reestruturação do Senado.

Talvez a melhor medida adminstrativa a ser tomada seria proibir Sarney de ser presidente ou anular todos os atos administrativos dos seus três mandatos.

A reportagem do Estadão de hoje, mostra passo a passo como tudo aconteceu:

Sarney multiplicou, por exemplo, a gestão da então Secretaria de Comunicação, quando seu nome foi trocado para Secretaria Especial de Comunicação Social. Hoje o órgão comporta 20 cargos de direção. As outras seguem o mesmo estilo, muda o nome, subdivide e tome diretoria.


Os três reunidos geraram quase 100% das diretorias mirabolantes
Mas justiça se faça, não foi so Sarney que andou utilizando-se desse expediente o senado “Renan Calheiros (PMDB-AL), quando presidente do Senado, encabeça ato de 2006 que modificou a estrutura da Secretaria-Geral da Mesa, abrindo várias subsecretarias, entre elas a Subsecretaria de Revisão Taquigráfica do Plenário”.

“O atual ministro das Minas Energia, Edison Lobão (PMDB), deixou igualmente suas marcas nos três meses em que ocupou a presidência do Senado, quando da renúncia do então titular Jader Barbalho (PMDB-PA), em 20 de julho de 2001.

Lobão entregou o cargo ao senador Ramez Tebet, dia 21 de setembro. Mas antes ele transformou a subscretaria de Recursos Humanos em Secretaria de Recursos Humanos e com isso promoveu João Carlos Zoghbi, marido da sua chefe de gabinete, Denise Zoghbi.

João Carlos Zoghbi deixou a secretaria na semana passada porque não deu explicações razoáveis para justificar o escândalo do empréstimo de um apartamento funcional a seu filho.

Não dá para checar, mas não se pode estranhar que o corte anunciado ontem de 50 diretorias pelo secretario do Senado, senador Heráclito Fortes, pode ter extingido apenas as diretorias criadas pelos outros presidentes, pelo menos numericamente coincide.


Nenhum comentário: