22 de mar. de 2009

Prefeito impedido de demolir “droga mall” da Rocinha

Prefeito impedido de demolir “droga mall” da Rocinha
Um prédio apelidado de minhocão, construído pelo tráfico, impera soberano sobre a favela da Rocinha, contra a vontade da Prefeitura que pretendia demoli-lo há uma semana, mas está impedida pela justiça, que foi acionada pelos traficanes

Foto: Ricardo Leni/O Globo

O minhocão da Rocinha continua de pé, desafiando as autoridades

Fontes: O Globo, O Dia, O Globo, G1, Noticia Bol

Os traficantes ergueram na famosa favela da Rocinha um shopping, o “droga mall”, um prédio de 600 metros quadrados avaliado em R$ 460 mil, com quatro apartamentos e dezoito cubículos, estes com 16 metros quadrados cada um, onde os futuros clientes poderão comprar coisas para cheirar, fumar e injetar, com muito mais conforto, diversidade e segurança.

A comunidade apelidou de “minhocão” e após a denúncia da imprensa, o prefeito Eduardo Paes resolveu demoli-lo e foi até lá para ver “in loco” o empreendimento.

Foto:

Durante toda a visita o prefeito foi fiscalizado pelo vereador Luiz Cláudio de Oliveira, o Claudinho da Academia (PSDC), ex-líder comunitário e representante dos traficantes na favela, que apoia o empreendimento, construído pela moradora Maria Clara dos Santos, conhecida como MC Boquinha, que encarou o prefeito, acompanhada do vereador, defendendo sua propriedade.

O prédio tem vista privilegiada: das janelas, avistam-se o Morro Dois Irmãos, a Praia de São Conrado e a Pedra da Gávea. A prefeitura não deu licença para a obra e chegou a multá-la quatro vezes. Esse tipo de empreendimento naquele local configura especulação imobiliária e incentiva a expansão da favela. Também contou na decisão a insalubridade dos cômodos minúsculos e por estar às margens do rio Taquara caracterizando crime ambiental.

Foto: Ricardo Leoni/O Globo  

A poderosa Pedra da Gávea emoldurando a Rocinha

Do alto da Rocinha o prefeito Eduardo Paes anunciou a demolição para o dia seguinte, diante das câmeras do fantástico, do domingo passado, como um ato irreversível.

O prédio continua de pé. Para sua surpresa do Prefeito, a proprietária conseguiu uma liminar na Justiça, durante a madrugada, suspendendo a demolição, num despacho feito a mão pela juíza de plantão Regina Passos.

Na justificativa a magistrada dez que não faz sentido à "atuação midiática de demolição de um prédio, isoladamente, no universo de construções irregulares daquele bairro "sui generis".

Foto: Marcelo Piu/Agência Globo

Logo na entrada do morro portões que controlava a entrada e a saída na favela. (um dos primeiros sinais da presença do tráfico)

A prefeitura afirma que o verdadeiro responsável pelo empreendimento é o comerciante Rodrigo Carvalho, dono de uma lanchonete no campus da Pontifícia Universidade Católica e morador da Gávea, bairro de classe média alta na Zona Sul do Rio.

Mais “legalmente” a proprietária é a MC Boquinha, que por ser moradora da favela, mereceu a compreensão da justiça.

Começou então a guerra de liminares. No dia seguinte, na 4ª feira a procuradoria da prefeitura derrubou a liminar, da juíza com despacho do Juiz da 8ª Vara de Fazenda Pública, Eduardo Gusmão Alves Neto.

Estava tudo pronto para a demolição na quinta de manhã, mas outra liminar, desta vez do desembargador Sergio Jerônimo Abreu da Silveira, que estava de plantão, na noite da quarta-feira, voltou a impedir a demolição.

Foto: Marcelo Piu/Agência Globo

No alto do morro, diante da construção e do vereador Claudinho da Academia, o prefeito Paes dá ordens para a demolição na manhã seguinte.

Agora a questão está nas mãos da desembargadora Inês da Trindade, da 13ª Câmara Cível, que deve julgar o mérito da questão, sem data marcada para a decisão, uma semana, um mês, um ano.

Ninguém tem dúvidas que os chefões do tráfico não vão deixar o Prefeito Eduardo Paes ganhar essa parada facilmente, os melhores advogados cariocas estão mobilizados, para impedir a demolição, enquanto a Prefeitura conta com a equipe de procuradores, que nem sempre são bons profissionais e não tem a mobilidade e a influência dos grandes escritórios de advocacia.

Como Raposa Serra do Sol, essa questão vai acabar no Supremo Tribunal Federal e entrar na fila de milhares de processos. Em tudo por tudo, há quem aposte 1 por mil que serão os traficantes os vencedores em algum momento do futuro distante.

Empire States da Rocinha

Foto: O Globo

O Empire State da Rocinha é o maior edifício construído no alto da Favela, próximo à localidade conhecida como Portão Vermelho, com vista para São Conrado, tem 11 pavimentos e 56 apartamentos. Consta que num terreno de encosta vizinho, o mesmo dono do Empire State planeja fazer outra construção de fôlego, serão as Torres Gêmeas da Rocinha.

Justiça eleitoral investiga Claudinho da Academia
O procurador geral e representante municipal do tráfico na Rocinha

Foto: O Globo

Rocinha, o país de Claudinho

Fontes: O Globo, Site da Rocinha

O Ministério Público Eleitoral no Estado do Rio de Janeiro solicitou nessa semana à Polícia Federal instauração de inquérito policial para apurar a ocorrência crime eleitoral beneficiando o vereador Luiz Claudio de Oliveira (PSDC), conhecido como Claudinho da Academia, que forneceu os advogados no caso do minhocão da Rocinha.

A procuradora eleitoral, Silvana Batini, quer que a PF apure se ocorreu compra de votos ou transporte ilegal de eleitores para beneficiar o candidato, durante a campanha eleitoral, no ano passado.

O pedido foi motivado pela existência de um dvd que indica que moradores da Rocinha ganharam transporte para ir ao local de votação, em troca de voto em Claudinho da Academia.

O dvd foi entregue ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) pelo deputado federal Índio da Costa (DEM). Se ficar comprovada a existência e autoria do crime eleitoral, o vereador está sujeito à pena de prisão de até seis anos, multa e perda de mandato. Os demais envolvidos estão sujeitos à prisão e multa.

Em julho do ano passado, o Ministério Público Eleitoral abriu investigação contra Claudinho. Na ocasião, o pedido foi motivado pelas descobertas feitas por operação da Polícia Civil, em que foi encontrada, na casa do chefe do tráfico na Rocinha, uma ata de reunião que ordenava "todo o empenho para o candidato da Rocinha, não aceito derrota".


Permalink


2 comentários:

bz disse...

achei bastante preconceituasa essa reportagem em relaçao ao vereador..
e na foto nao é a pedra da gavea,é o morro dois irmaos _|_

Anônimo disse...

OS PORTÕES NÃO SÃO PARA CONTROLE DE ENTRADA E SAIDA, FOI UM SHOW QUE OCORREU NA CASA DE SHOWS EMOÇÕES.
QUEM ESCREVEU ESSA REPORTAGEM NÃO SABE NEM UM POUCO O QUE ACONTECE NA COMUNIDADE.