18 de mar. de 2009

Facções de senadores se digladiam

Facções de senadores se digladiam
A turma do Sarney liderada por Renan revidou golpe dado por Tião Viana, que promete chumbo grosso de volta... Tomara!

Fotomontagem Toinho de Passira sobr fotos da Agência Brasil

Empatados no 2º round

Fontes: O Globo, Jornal do Comercio, Blog do Noblat, Blog do Josias de Souza

Tudo começou com a reportagem do site “Congresso em Foco" que denunciava que a senadora Roseana Sarney (PMDB-MA), líder do governo no Congresso, usou em março parte da cota de passagens do Senado para custear a viagem de sete parentes, amigos e empresários do Maranhão para Brasília, segundo reportagem publicada pelo site."

Passado o primeiro instante do “escândalo”, constatou-se que o ato da senadora pode ser reprovável, feio, pouco recomendável, mas não é ilegal. A resolução do senado que regula a utilização das passagens aéreas pelos parlamentares, não estabelece restrições de como eles a poderão utilizar.

Assim dentro das cotas, na direção dos Estados de origem e para o Rio de Janeiro, as passagens podem ser utilizadas ao bel prazer do parlamentar, mesmo que seja para trazer um grupo de parceiros de carteado, como teria sido o caso, da senadora do Maranhão, que por ter feito uma recente cirurgia e não poder viajar, resolver trazer amigos e parentes para visitá-la e manter a tradição de reunir-se nos fins de semana ao redor de um pano verde.

Essa é a vantagem de ter o poder de legislar para si mesmo, como fazem os senhores senadores e deputados federais.


Roseana Sarney, a filha do homem, no olho do furacão    Foto: Agência Brasil
De todo jeito, sendo a senadora filha do senador presidente do Senado, que já está com problemas administrativos, diversos, a coisa soou desagradável.

A turma do dossiê procurou o possível denunciante da "Sarneytur" e se detiveram no Senador Tião Viana, do PT, candidato derrotado na disputa pela presidência do senador, tido como político correto, reverenciado pelos honestos e apoiado pelo super senador Jarbas Vasconcelos.

No outro dia estava nos jornais que o senador Tião Viana emprestou um dos celulares que a Casa põe a seu dispor - sem limite de gasto e pago com dinheiro público - para a sua filha mais velha levar numa viagem de 15 dias ao México, em janeiro.

Depois da denúncia Viana disse que vai pagar os extras, que era a primeira vez que sua filha fazia uma viagem sozinha, por isso havia lhe emprestado o celular, ela havia assumiu o compromisso de não fazer nenhuma ligação, mas se fez, o senador diz que vai pagar, seja quanto for.

Ao se defender da acusação sobre a “Tele-Viana”, o senador, porém, fez questão deixar claroa sua suspeita de que o vazamento sobre esses gastos poderia ter partido do gabinete da presidência da Casa. E revidou:

- Se querem me intimidar com isso, quero deixar claro que, pela minha filha, respondo eu. Felizmente, ela não tem sobre a mesa R$ 2 milhões e nem tem a Polícia Federal à sua volta - disparou, numa referência ao montante descoberto pela PF na sede da empresa Lunus, da senadora Roseana Sarney (PMDB-MA) e de seu marido, quando ela se lançou pré-candidata à Presidência da República, em 2002.


Senador Renan pondo fogo na gasolina Foto:Agência Brasil
No último sábado (14), almoçando em casa de amigos, Renan Calheiros (PMDB-AL) dissera que Tião estava por trás das denúncias que envenenam a gestão Sarney.

Renan prometera troco. A ameaça chegou aos ouvidos de Tião. “Não queria me meter nessa briga. Mas eles me empurraram para o paredão”, diz o senador petista.

A coisa esquentou e tomou vulto e o senador Tião Viana prometia para hoje de tarde um discurso onde diria todas as mazelas do senado, o que acabou não acontecendo.

O blog do Josias diz que Tião dissera em caráter privado, que:

“Se um órgão independente como o Ministério Público fizer um levantamento na folha de salários do Senado a Casa não resiste”.

A fala do Senador ficou para amanhã, teme-se que a turma do “deixa disso” costure um acordo de não agressão mútua, e a coisa fique o dito pelo não dito.

Por fim, como sempre eles continuarão felizes e o povo pagando essa felicidade.


Nenhum comentário: