12 de mar. de 2009

Reporter que atirou sapatos foi condenado: três anos

Reporter que atirou sapatos foi condenado: três anos
A sentença desagradou muitos iraquianos que o consideram um herói nacional.

Foto: AP

"Este é um beijo de despedida do povo iraquiano, cachorro!"

Fontes: Reuters, The L Magazine

O repórter iraquiano Muntazer al-Zaidi, de 30 anos, que atirou seus sapatos contra o ex-presidente norte-americano, George W. Bush, e que está preso desde dezembro, foi condenado nesta quinta-feira a três anos de prisão por tentar agredir um líder estrangeiro. (a pena poderia chegar a 15 anos)

"O que fiz foi uma reação natural aos crimes cometidos contra o povo do Iraque." – disse ele no tribunal.

No início de seu julgamento, em fevereiro, Zaidi que ganhou fama internacional, afirmou que o fato de Bush ter rido ao falar dos feitos alcançados pelos EUA no Iraque o fez pensar na "morte de mais de um milhão de iraquianos, no desrespeito à santidade de mesquitas e lares, nos estupros a mulheres."

Revoltado, atirou seus sapatos um de cada vez contra Bush, gritando: "Este é um beijo de despedida do povo iraquiano, cachorro". Bush se esquivou rapidamente, e não foi atingido pelos sapatos.

No Oriente Médio, acertar alguém com um sapato é considerado um insulto grave.

Dhiaa al-Saadi, chefe da equipe de defesa de Zaidi, classificou a sentença como severa e afirmou que vai recorrer da decisão.

"Estamos confiantes em sua inocência, entendemos seus motivos e o clima criado pela ocupação", disse a emissora Al-Baghdadiya, onde ele trabalhava, em comunicado transmitido pela televisão.

Foto: AFP/Getty Images

No Iraque construíram até um monumento ao sapato

O jornalista foi saudado no Iraque e no Oriente Médio como um herói. Sua ação contra Bush foi considerada por muitos como um ato de protesto válido e atirar sapatos virou uma atitude famosa mundialmente.

Permalink


Nenhum comentário: