22 de mar. de 2009

Polemica para depilar a virilha em Nova Jersey

Polemica para depilar a virilha em Nova Jersey
Finalmente foi liberado, após ter virou assunto de saúde pública e riscos de prejuízos, a proibição, que se depilasse a virilha ao estilo "Brazilian", apropriado para se usar biquínis “cavadões”.

Foto: Stewart Shining - Modelo: Tori Praver - Locação: Maui, Hawaii

A depilação 'Brazilian' é popular em várias partes do mundo

Fontes: USA Today , BBC Brasil , MSNBC

O Estado americano de Nova Jersey desistiu, nesta sexta-feira, os planos de banir a depilação de virilha conhecida como "Brazilian", após muita discussão, para alívio das mulheres que gostam de usar biquínis mais reveladores. A noticia foi destaque em vários jornais americanos.

A Cosmetology and Hairstyling Board (Comissão de Cosmetologia e Cabeleireiro) havia proposto proibir esse tipo de depilação depois que duas mulheres foram hospitalizadas com infecções causadas pelo procedimento. Uma delas abriu um processo na Justiça.

O diretor de questões de consumo de Nova Jersey, David Szuchman, desaprovou a proibição pressionado pelos donos de salões que estavam em pânico, com a perda de uma atividade valiosa, às vésperas do verão nos Estados Unidos, onde esse estilo de depilação é muito popular e custa em média US$ 60 (cerca de 130 reais).

Depilação genital pode ser perigosa, dizem os dermatologistas americanos, porque a cera quente pode irritar ou ferir a delicada pele da área vizinha da perereca, resultando em infecções, cabelos encravados e erupções cutâneas.

Apesar destes riscos, milhões de mulheres americanas - e alguns homens - optaram por ter os pelos pubianos depilados ao estilo "Brazilian", serviço que pode ser encontrado na maioria dos salões.

Linda Orsuto, proprietária do salão 800 West Salon & Spa, disse que as mulheres estavam em pé de guerra, com a proibição. Algumas haviam recorrido a salões sem licença, ou viajado para outros estados, como a Pensilvânia, só para se depilar ao estilo “brazilian”.

Orsuto estima que a depilação rendeu ao seu salão, no ano passado, cerca de $90 mil, com a execução de 1.800 tratamentos depilatórios, na sua quase integralidade no estilo “brazilian”.

“Brazilian" foi o nome dado ao estilo de depilação no qual quase todos os pêlos pubianos da mulher são retirados, permanecendo apenas uma pequena faixa central.

Segundo a editora do Dicionário Oxford, que adicionou esse significado à palavra "brazilian" em 2003, "o uso da palavra vem daquela imagem famosa de brasileiras na praia com biquínis pequenos para os nossos padrões e que exigem uma depilação, digamos assim, um tanto radical". E Diogo Mainardi fica dizendo que os brasileiros nunca inventaram nada importante.


Nenhum comentário: