24 de mar. de 2009

Jarbas na alça de mira de Eduardo Campos

Jarbas na alça de mira de Eduardo Campos

Ao aparecer nas pesquisas, para as próximas eleições, empatado com o atual governador, Jarbas corre um risco, muito maior, de ter sua vida esmiuçada que quando enfrentou os adversários do PMDB. Vem chumbo grosso por aí..
.

Foto: Montagem Toinho de Passira

Jarbas que nunca era citado nem por Eduardo nem por Lula quando das suas visitas a Pernambuco, depois das pesquisas, lembraram dele

Fontes: Acerto de Contas, Diário de Pernambuco, Portal Terra

O Datafolha divulgou que o governador Eduardo Campos (PSB) e o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) aparecem empatados tecnicamente na disputa pelo governo do Estado em 2010.

Eduardo Campos candidatissimo a reeleição e já em campanha pelo interior do estado. Não gostaria de sair do Palácio dos Campos das Princesas de jeito nenhum. Mas a possibilidade de perder para Jarbas Vasconcelos e entregar o cargo para ele seria um desastre inconcebível.

O pessoal do grupo de Arraes e principalmente seu neto, Eduardo Campos, não toleram Jarbas Vasconcelos, ou melhor, odeiam Jarbas Vasconcelos e têm razão.

Historicamente o senador pernambucano, tem sido uma praga, um gosto ruim, um empecilho na vida política da família.

Quando Arraes voltou ao Brasil e ao Recife, depois da lei de anistia, o seu sonho era ser novamente governador de Pernambuco, continuar o governo que havia lhe sido tomado pelos militares, interrompido em 01 de abril de 1964.

Em 1982 Jarbas Vasconcelos era presidente do PMDB em Pernambuco, forte e prestigiado politicamente, usou de todo o seu poder para vetar a candidatura de Arraes ao governo de Pernambuco, em benefício do senador Marco Freire.

Só nas próximas eleições Arraes (foto) candidata-se a governador e ganha por meio milhão de votos para José Múcio Monteiro, o atual Ministro das Relações Institucionais de Lula.

Jarbas se candidata a governador de Pernambuco é derrotado por Joaquim Francisco, mas na próxima eleição de prefeito do Recife, ganha para Eduardo Campos, que obtém menos de 10% dos votos que o atual senador do PMDB .

O mais doloroso para os seguidores de Arraes, foi quando no segundo governo Arraes, depois do exílio, quando o “mito” tentava a reeleição de governador de Pernambuco, sofreu a única derrota eleitoral da sua vida política, mais de 1 milhão de votos de diferença, logo no primeiro turno. Uma vitória esmagadora de Jarbas Vasconcelos, 64,39%.

Nesse ínterim, Miguel Arraes tentara privatizar a Celpe, a companhia de Eletricidade de Pernambuco, e Jarbas liderou forte campanha para evitar a venda, alegando que tanto o velho Arraes como o seu neto, Eduardo Campos, Secretario da fazenda de Pernambuco, não mereciam confiança, pois estavam envolvido no escândalo dos precatórios, uma jogada ainda hoje nebulosa, com ramificações a um golpe aplicado pelo ex-prefeito de São Paulo, Celso Pitta.

Quando Jarbas bate num adversário não tem limites nem regulamento. Como fez agora com o PMDB. Bateu feio em Arraes e no neto, abaixo da cintura, sem dó nem piedade.

Arraes e Eduardo foram absolvidos das acusações, mas ainda hoje pesa na biografia política tanto de Arraes quando do seu neto o atual governador de Pernambuco, essa história dos falsos precatórios.

Depois de governador, Jarbas Vasconcelos privatizou a Celpe e usou todo o dinheiro para fazer a duplicação de um trecho de uma rodovia federal, a BR 232. (Os opositores a Jarbas costumam chamar a rodovia de BR 464, insinuando que além das pistas os custos da obra também foram duplicados.)

Foto: Arquivo

Ontem Eduardo aproveitou a presença de Lula para bater em Jarbas, por enquanto falou só em descaso, incompetência, mas já citou o uso da privatização da venda da Celpe

Jarbas é, portanto a maldição da família Arraes e seu sucessor Eduardo Campos. Há cientista político de bola de cristal, que diz que se Arraes fosse o candidato a governador, assim que voltou do exílio, não só tinha ganhado as eleições para Roberto Magalhães, como seria também o mais forte candidato a Presidente da Republica no primeiro pleito que viesse a acontecer.

Naquele momento histórico da sua volta do exílio ele que já era um mito, virara um herói nacional, capaz de arrebatar multidões de admiradores. Portanto sua possibilidade de ser presidente da república teria sido castrada por Jarbas Vasconcelos.

Por isso tudo, a partir da divulgação dessa pesquisa Eduardo Campos vai se amarrar na cadeira de governador, colocar a faca nos dentes e soltar todos os pitbulls em direção a Jarbas Vasconcelos.

Ninguém tenha dúvidas.


Nenhum comentário: