9 de mai. de 2009

Bombardeio de sementes em desmatamentos

Bombardeio de sementes em desmatamentos
Uma santa guerra ecológica

Ilustrações de Hwang Jin

Fonte: Yanko Design

Baseados numa história de que após a II Guerra Mundial o piloto americano Gale Halvorson havia sido encarregado de sobrevoar Berlim arremessando doces numa mensagem de esperança para as crianças.

O designer Hwang Jin usa a idéia como um plano de combate ao desmatamento e desertificação, com um equipamento que chamam de “Seedbomb", Bomba Semente.

O projeto envolve um bombardeio ecológico onde aeronaves arremessariam Seedbombs em grandes áreas áridas, desertificadas e devastadas pelo homem, ou por fenômenos da natureza, como incêndios naturais.

Cada cápsula contém solo artificial e sementes alojadas em plástico biodegradável, o solo fornecerá alimentação artificial e umidade para as sementes, até que já crescida e forte, tenha condições de se sustentar na natureza.

Claro que o projeto é uma idéia que deve se elaborada e experimentada antes que se torne uma realidade. Envolvem profundos estudos de botânica, pesquisa de campos, para evitar que se enviem sementes inadequadas às regiões que se queira replantar, estudos de viabilidade e dinheiro.

Soa como uma simples e grande idéia.


Nenhum comentário: