19 de mai. de 2009

Jarbas defende CPI da Petrobras e bate no governo

Jarbas defende CPI da Petrobras e bate no governo
Nem Lula nem o PT não "têm moral" para falar em irresponsabilidades ou impatriotismo – disse Vasconcelos na Tribuna no seu esculacho semanal

Fotos: Waldemir Rodrigues/Senado - Ricardo Stuckert / PR

Fontes:Blog do Inaldo Sampaio, Agência Senado

O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) bateu com veemência, da tribuna, na tarde desta segunda-feira (18), a afirmação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que a oposição no Senado está agindo "de forma irresponsável" ao pedir uma CPI para investigar irregularidades na Petrobras.

Ele enumerou cinco denúncias de irregularidades envolvendo a estatal, duas delas feitas pelo Tribunal de Contas da União e pela Polícia Federal.

Jarbas entende que Lula e o PT não "têm moral" para falar em irresponsabilidades ou impatriotismo, lembrando que o presidente e o seu partido não quiseram assinar a Constituição de 88, votaram contra o Plano Real, votaram contra a Lei de Responsabilidade Fiscal e votaram contra o Proer (programa de apoio aos bancos com o fim da inflação).

Observou que, agora, o presidente Lula chegou ao ponto de recomendar aos Estados Unidos que adotasse um Proer para eliminar a crise financeira mundial.

- É uma falácia que a CPI da Petrobras vai prejudicar a economia brasileira. Há 17 anos, o Congresso tirou um presidente da República e o Brasil continuou sendo o Brasil.

O presidente não pode acusar a oposição de irresponsável por propor uma CPI para investigar uma empresa estatal que é acusada de corrupção - afirmou Jarbas Vasconcelos.

Depois de lembrar que o PT, quando oposição, propôs dezenas de CPIs contra todos os governos, o senador acusou o governo do presidente Lula de implantar um "aparelhamento ideológico e partidário" na Petrobras, "igual ao que o coronel Hugo Chaves fez na Venezuela com a PDVSA, a petrolífera venezuelana".

- A Petrobras não é do PT. A Petrobras é do Brasil, dos brasileiros - afirmou.

Para Jarbas Vasconcelos, o esclarecimento das acusações irá melhorar a imagem da Petrobras, ao contrário do que afirma o governo. Acrescentou que um dos objetivos da CPI "é impedir que este governo comprometa o futuro" da empresa.

- Quem é o presidente Lula para falar de patriotismo quando faz a Petrobras ser humilhada pelos governantes da Bolívia, da Venezuela e do Equador? Quando o presidente afirma que a CPI é eleitoreira, é uma desfaçatez.Quem foi que montou um palanque e lançou a ministra Dilma Rousseff candidata à Presidência da República? - questionou.

Jarbas Vasconcelos enumerou cinco fatos da "avalanche de irregularidades" na Petrobras que precisam de investigação da CPI: superfaturamento em diversas obras, "apontado pelo TCU"; manobras da estatal para não recolher R$ 4 bilhões em impostos, "questionadas inclusive pela Receita Federal"; empréstimo de emergência de R$ 2 bilhões da Caixa Econômica Federal por causa os aumentos dos gastos operacionais da empresa; pagamento irregular de royalties a municípios por parte da empresa, "conforme investigação da Polícia Federal"; e uso político da companhia, "por meio de uma ONG ligada ao PT", para financiar festas de São João na Bahia.

Ao final, o senador recomendou ao presidente Lula que "não é hora de querer fazer a opinião pública de idiota, de começar a dizer lorotas". Disse ainda que o governo "precisa respeitar o papel da oposição".

- O governo ganha a eleição para governar; a oposição perde a eleição e vai fiscalizar o governo. Se o governo não cumpriu as suas obrigações de administrar com correção e, sobretudo, com honestidade, a oposição tem a função de fiscalizar sem medo de cara feia ou de ameaças - disse Jarbas Vasconcelos.


Nenhum comentário: