16 de mai. de 2009

Lula pode provocar câncer

Lula pode provocar câncer

Foto:Ricardo Stuckert/PR

Fontes: Estadão, Diario Catarinense

O nosso vice-presidente. José Alencar e a Ministra. Dilma Rousseff, da Casa Civil, saíram de mãos dadas, depois que Lula viajou para o Oriente, na base aérea de Brasília. Esse carinho adicional deve-se ao enfrentamento que ambos estão fazendo, em níveis diferentes, no combate ao câncer.

Menos de quatro meses depois de ter se submetido a uma complexa cirurgia de quase 18 horas para retirada de tumores abdominais, o vice-presidente da República, José Alencar, 77, passou ontem por um novo exame que detectou a recorrência do câncer.

José Alencar deu entrada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, pela manhã, para fazer um acompanhamento pós-cirúrgico. Passou por uma série de exames que revelaram novos focos de sarcoma na cavidade abdominal. Segundo nota divulgada pelo hospital, a equipe médica que o assiste está replanejando o tratamento. José Alencar deixou o hospital no final de tarde.

Após a cirurgia do dia 25 de janeiro, quando foi extraído um tumor principal, de 10 centímetros a 12 centímetros, e outros oito menores, na região posterior do abdômen (retroperitônio), o vice-presidente passou por uma sessão de quimioterapia hipertérmica – por meio de um cateter onde foi injetada uma solução quimioterápica, aquecida a 40ºC, para atuar nos tumores microscópicos. Outros três cateteres fizeram a aspiração, promovendo uma lavagem.

Durante esta cirurgia, foi retirada uma porção do intestino delgado, uma parte do intestino grosso e dois terços do ureter, que estavam comprometidas pelo câncer. O ureter foi reconstruído com uma parte do intestino delgado.

Há anos, José Alencar enfrenta o câncer. Ele descobriu os primeiros tumores em 1997. O rim direito e dois terços do estômago foram retirados.

Cinco anos depois, foi removido um tumor na próstata. Em julho de 2006, um tumor maligno apareceu no abdômen. Apesar de removido, o foco reapareceu quatro meses depois. Em 2007, o vice-presidente foi operado outra vez. Um ano depois, o sarcoma voltou.

A situação de José Alencar está se estreitando cada vez mais.

O câncer de Dilma no sistema linfático, um tumor de 2,5 foi extripado da axila esquerda, foi retirado em cirurgia de 45 minutos e estava em estágio inicial. Agora ela se submete a sessões de quimoterapia, enquanto políticos de todas as tendêencias, disputam sua vaga de candidata a presidente, inclusive o seu chefe e guru, presidente Lula, que deixou fosse reacessa a chama do terceiro mandato.

A essas alturas tem mais gente, entre os seus aliados, torcendo mais contra, que a favor da Ministra.

No mundo da pólítica é assim, se Alencar piorar ou morrer, o cancer de Dilma ficará mais pesado de conduzir, mesmo que ela esteja bem. Se ela tiver alguma má notícia, haverá uma batalha sangrenta e cruel de bastidores, para extripár-la da competição. Ou melhor a guerra já começou, com Lula a frente.

Em nossa opinião, em algum momento, cientificamente, vão concluir, que como cigarro e gordura trans, Lula pode provocar câncer.


Nenhum comentário: