8 de mai. de 2009

Armínio na Bovespa e Freire no Blog do Dirceu

p

Armínio na Bovespa e Freire no Blog do Dirceu
O jovem que Roberto Freire dizia não ter conduta ilibada para ser presidente do Banco Central é caa vez mais respeitado, já o comunista só faz sucesso mesmo no Blog do Zé Dirceu na sessão de denúncias

Ilustração "thepassiranews" sobre foto da Reuters

Enquanto Armínio Fraga brilha, Roberto Freire é cada vez mais um velho retrato zangado, esmaecido e desfocado na parede do passado.

Fontes: Finacial Times, Noticia Uol, Portal Terra, Portal Senado, Blog do Dirceu

Dez anos depois de ter assumido o cargo de Presidente do Banco Central do Brasil com o Partido dos Trabalhadores e os comunistas de Partido Popular Socialista do então Senador Roberto Freire, ter posto em dúvida sua reputação e capacidade profissional, o economista Armínio Fraga continua numa trajetória de sucesso, ascensão e respeito da comunidade econômica mundial.

Tanto que a nova bolsa de Valores de São Paulo a BM&FBovespa, empresa que nasceu com a fusão da Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F) e da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), consolidada como uma das mais importantes entre suas similares de países em desenvolvimento, a quarta maior do mundo em valor de mercado, convidou Armínio Fraga para ser o presidente do conselho de administração.

Armínio com dona Lucyna Fraga
"Fraga não vai ter que se afastar da bem sucedida corretora a Gávea Investimentos, onde é maior acionista e sócio fundador.

Para ele, a nova empreitada será aproveitar a crise financeira como uma oportunidade para ampliar a liderança da BM&FBovespa na América Latina e preparar o terreno para conquistar novos mercados.

Podemos aumentar nossa presença no mercado internacional dentro e fora", afirmou Fraga, referindo-se às perspectivas de atrair maior participação de capital estrangeiro nos negócios aqui no Brasil assim como de lançar a BM&FBovespa em projetos internacionais, disse a Revista Veja. Isso só será possível pela credibilidade, tanto no mercado interno como no externo que o economista dispõe. 

Fraga é referência internacional de competência e serenidade para atuar no nervoso mercado de capital.

Em 2007, o prêmio Nobel de Economia Joseph Stiglitz (foto) sugeriu, num artigo publicado no "Financial Times”, que Armínio Fraga era nome que possuía os critérios necessários para presidir o Banco Mundial

Fraga disse a VEJA que aceitou o convite porque considera o mercado financeiro um ingrediente essencial na modernização da economia brasileira.

O fato de o mercado brasileiro ser extremamente regulado, um dos trabalhos de Fraga como Presidente do Banco Central, já foi visto como uma desvantagem no passado. Agora o apego às regras é justamente um dos elementos que a bolsa vai usar para atrair mais investidores. A falta de regulamentação nos outros mercados foi exatamente um dos motivos que fez o mundo dos investimentos caírem na armadilha dessa crise financeira mundial.

Imaginar que o PT e o PPS rechaçaram Armínio Fraga e se prevalecesse sua vontade, jovem Armínio Fraga, com 42 anos, não seria nunca o presidente do Banco Central do Brasil.

Aloísio Mercadante, que se dizia economista experiente, fazia discursos exaltados do perigo que representava a presença do novo indicado por Fernando Henrique Cardoso para comandar o BC.

Os senadores oposicionistas da época fizeram duros discursos condenando a aprovação de Fraga, quando seu nome foi posto a aprovação.

A reputação de especulador, que iria entregar o Brasil para investidores estrangeiros, por ele ter trabalhado com diretor-gerente da Soros Fund Management LLC em Nova Iorque. Entre outras coisas diziam que o economista ia levar o país a uma hiperinflação.

A senadora Marina Silva (PT-AC) recomendou, num discurso inflamado, o voto contra sua indicação à bancada de oposicionista, quando seu nome foi posto a votação no plenário do senado.

O senador Roberto Freire (PPS-PE) então guardião e defensor da moralidade pública pediu à Mesa do Senado que rejeitasse previamente a designação feita pelo presidente Fernando Henrique. Freire alegou o economista não atendia ao pré-requisito de ter reputação ilibada, não foi atendido.

O debate na Comissão de Assuntos Econômicos entre os dois, que está nos anais do senado, foi um dos primeiros sucessos de audiência da recém nascida TV Senado.

Visto agora a distância mostra a hipocrisia e falsa moralidade e o despreparo do senador comunista que queria podar a atuação de um importante brasileiro, que ajudaria inclusive na estabilização da economia brasileira.

“- O senhor não pode ficar agastado por estarmos discutindo a sua reputação - disse Freire na comissão do senado que sabatinava Fraga “- A promiscuidade se instala no BC e os diretores indicados por Vossa Senhoria vão aprofundar essa situação. Existe o público que tem conflitos com o privado. Se não houvesse, não precisávamos nem estar discutindo. ”

Fraga demonstrou irritação e rebateu:

“- Gostaria que o senhor procurasse se informar a meu respeito. Vossa Excelência está falando com uma pessoa de bem. Foi utilizada a palavra promiscuidade e isso ultrapassa o limite do razoável – retrucou.

Dez anos depois, Fraga com 52 anos aparece como um homem honesto, brilhante e correto, bem sucedido, foi inclusive convidado pelo governo Lula e pelo então Ministro Antonio Palocci para continuar algum tempo a frente do Banco Central, mas seu bom senso não aceitou.

Roberto Freire, hoje com 67 anos, reza para Jarbas Vasconcelos se tornar governador de Pernambuco, ou morra, para ele, que é suplente sem votos, arranje um emprego de senador da república e alguma visibilidade, já que não consegue votos nem para se eleger síndico do prédio.

Vivendo de umas facilidades políticas, da Prefeitura de São Paulo, embora resida no Rio de Janeiro e no Recife, de favor, com uma reputação comprometida, a ponto de nos fazer concordar com as acusações a ele dirigidas pelo ex-deputado José Dirceu.

Fossem investigar sua vida com seriedade e se exigisse seriedade para ser suplente de senador, por certo ele seria reprovado.

Lembrar que logo ele, tão preocupado em separar o público do privado, foi flagrado usando passagens aéreas do congresso, para fins particulares, quando não era mais deputado. Um vexame que ele se perdoa.

Por ser úteis e benfazejos para o Brasil: que Roberto Freire continue sendo investigado e fazendo sucesso no Blog do Dirceu e que o bom brasileiro Armínio Fraga, faça da sua nova empreitada, outro sucesso.


Nenhum comentário: