13 de mai. de 2009

Hillary visita o Brasil no fim do mês

Hillary visita o Brasil no fim do mês
O principal motivo da viagem é tratar da visita do Presidente Obama ao Brasil, possivelmente em julho ou agosto, dependendo da agenda dos dois presidentes

Fontes: Estado de São Paulo

Segundo o jornal O Estado de São Paulo, a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, fará sua primeira visita oficial ao Brasil no final deste mês. A data provável da chegada de Hillary é 27 de maio. A secretária passaria dois ou três dias no País. O roteiro em negociação prevê visitas a Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e, possivelmente, Manaus.

O objetivo principal da visita de Hillary é preparar a primeira viagem do presidente Barack Obama ao Brasil. No encontro que teve com Lula em Washington, em março, Obama prometeu retribuir a visita em breve. A viagem poderá ocorrer entre julho e agosto.

Hillary deverá tratar também de assuntos que nos últimos meses têm sido recorrentes na agenda diplomática dos dois países, como segurança, combate ao narcotráfico e, na área militar, a insatisfação da Casa Branca com a crescente influência da Rússia na região.

Nos últimos meses, os russos têm negociado cooperações militares com vários países sul-americanos, dentre eles Bolívia, Equador e a própria Venezuela de Chávez.

Nenhum comentário: