Foto: Elmer Martinez /AFP/Getty Images
Uribe sem anunciar candidatura mas deixando a aprovação rolar, com outro presidente em outro país.
Fontes: Boston Globe, El Tiempo, Time, Estadão
Na Colombia o parlamento já aprovou um terceiro mandato para presidente da república, e depois de tramitações legais, deverá gerar um referendo, até novembro proximo para consultar a população se aprova a mudança.
Para que a Constituição seja modificada, é preciso que cerca de 7,5 milhões de votos - 25% do total de eleitores - aprovem a emenda.Se isso ocorrer, será a segunda reforma realizada no mesmo artigo da Constituição sob o governo de Álvaro Uribe.
A primeira mudança ocorreu em 2004, para permitir que o presidente colombiano, eleito em 2002, concorresse a uma primeira reeleição presidencial em 2006.
A base governista corre contra o tempo, pois o referendo precisa ser convocado até o mês de novembro, quando termina o prazo legal para que Uribe anuncie sua candidatura a um novo mandato.
Uribe até agora não disse se pretende ou não disputar uma nova eleição. Talvez o presidente colombiano esteja esperando para ver como o governo americano de Barack Obama vê a possibilidade dee ter um terceiro mandato. Afinal durante estes primeiros sete anos os americanos despejaram na Colômbia a fundo perdido, mais de US $ 5 bilhões principalmente em ajuda militar, o que possibilitou o sucesso na luta contra os guerrilheiros, segundo a revista Time Magazine.
Foto: Reuters
Presidente Uribe ao lado do Ministro de Defesa Juan Manuel Santos, um dos candidatos
Nenhum comentário:
Postar um comentário