Paquistão resolve enfrentar o Taleban
Paquistão resolve enfrentar o Taleban O Exército do Paquistão avança nesta sexta-feira para o 13º dia consecutivo da ofensiva na região de Swat, onde o Governo ordenou oficialmente a eliminação dos talibans ligados à Al-Qaeda. Aumentam os relatos que acusam tanto os militares como os talibans de matar civis, em bombardeamentos indiscriminados.
Foto: Reuters Fontes: Washington Post, Folha Online, Ultima Hora, TVI24 Foto: Reuters Uma ofensiva intensa no terreno, com o apoio de força aérea, está varrendo toda a região de Swat, tendo sido mortos nas primeiras horas 12 rebeldes. Já na véspera os militares tinham confirmado a morte de pelo menos 55 combatentes talibãs, com esta operação a decorrer há já 11 dias – desde que os Estados Unidos instaram o Governo paquistanês a combater o extremismo no país. Foto: Reuters Ontem, o chefe do Executivo, Yusuf Raza Gilani, afirmara em declarações à televisão estatal que a rebelião estava a tentar tomar o Paquistão como refém à força das armas, impondo-se por isso a sua “eliminação”. Foto: Getyy Images Analistas militares americanos consideram as tropas paquistanesas mal treinadas e pouco equipadas para a missão no Swat. Mesmo a vantagem numérica -15 mil militares contra estimados 7.000 insurgentes- tem efeito limitado nesse tipo de conflito, que usa táticas de guerrilha.
Foto: Reuters A escalada da ação militar coincide com a visita do presidente Asif Ali Zardari a Washington, onde se reuniu com o americano Barack Obama e o afegão Hamid Karzai para discutir o avanço dos extremistas. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário