23 de mai. de 2009

Zé Rodrix do rock rural

Zé Rodrix do rock rural
Zé Rodrix – Sá e Guarabira
Casa no Campo - Caçador de mim - Espanhola

“Morrer num Sábado à tarde, ser enterrado num Domingo antes do almoço, e estar completamente esquecido na manhã de Segunda, sem atrapalhar a vida profissional de ninguém: eis a perfeição que desejo na minha morte.”- Escreveu Zé Rodrix num email a um amigo.

As músicas de Zé Rodrix são cheias de notas harmônicas, variações agradáveis e ineditismo melódico. Coisa de mestre. Sabia musica do jeito antigo, estudando no Conservatório Brasileiro de Música e na Escola Nacional de Música onde aprendeu, além de teoria musical, harmonia e contraponto, piano, acordeom, flauta, saxofone e trompete.

Tem menos composições conhecidas que seu talento permitia, era um perfeccionista e suas musicas cheias de harmonias dissonantes, não caia no gosto do violonista de barzinho, muito menos nunca fez parte do repertório dos roqueiros de duas notas, embora sua música fosse assumidamente rock embora que rural.

Ninguém pode negar que daí brotou o filão da musica sertaneja mais elaborada e um mundão de possibilidades.

Rodrix era um excelente interprete das suas musicas, desde as cheias de sensibilidades, até as bem humoradas e as festivas, como “Soy Latino Americano”, que é um hino a malandragem e a latinidade brasileira.

Morreu Zé Rodrix na sexta feira, um dia antes do que queria, foi cremado no sábado, também como um dia de antecipação, agora teremos o domingo e o resto da vida para dele se lembrar, também não lhe atendendo, quando bem humoradamente pedia, que na segunda estivesse completamente esquecido.


Nenhum comentário: