11 de mai. de 2009

Bento 16, último dia na Jordânia

Bento 16, último dia na Jordânia
Já chegou a Israel, a parte mais complexa e arriscada da viagem Papal

Foto: Getty Images

O papa entrando no estadio de Amã, para a celebração da última missa em território jordaniano

Fontes: Jornal de Notícias, ABC Net

Perante cerca de 30 mil pessoas que enchiam o estádio da capital jordaniana, o Papa exortou os cristãos a permanecerem na Terra Santa apesar das dificuldades e a dar um "forte testemunho" contra os que "justificam a supressão de vidas inocentes". Exortou que a dignidade da mulher seja respeitada e não seja considerada somente sob o aspecto "da exploração e do lucro". Católicos de todo o Médio Oriente afluíram a missa o único ato religioso ao ar livre, e muitos empunhavam bandeiras do Líbano, Síria, Iraque e outros países da região, aplaudindo o papa e gritando o seu nome.

Foto: Getty Images

"Quanto a Igreja deve nestas terras ao testemunho de fé e de amor de tantas mães cristãs, freiras, professoras, enfermeiras etc., mulheres que, em diferentes campos, dedicaram a vida a construir a paz e promover o amor", disse o papa. Bento XVI afirmou que as mulheres são construtoras de paz e comunicadoras de humanidade....... Num Mundo que muitas vezes julga o seu valor com frios critérios de exploração e aproveitamento. O Papa pediu à Igreja da Terra Santa que defenda a mulher, já que assim pode contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de verdadeira humanidade e para a construção de uma sociedade do amor. Solicitou ainda às autoridades que ajudem as famílias, para que possam desempenhar seu papel insubstituível no serviço à sociedade.

Foto: Reuters

Bento XVI, que foi ovacionado em numerosos momentos, exortou os católicos a serem fiéis às suas raízes cristãs, a perseverar a fé, a dialogar e a trabalhar lado a lado com os outros cristãos. O porta-voz vaticano, Federico Lombardi, qualificou a etapa na Jordânia como "muito positiva". Lombardi ressaltou que o Papa foi recebido de forma calorosa pela família real, pelo Governo e pelo povo, realizou a sua peregrinação com "serenidade" e ficaram "superadas" as incompreensões com o Islã, após o discurso do pontífice em Regensburg (Alemanha).

As margens do Rio Jordão

Foto: Yousef Allan/ Reuters

O papa Bento 16 acompanhado do rei da Jordânia Abdullah e sua esposa rainha Rania cumpre o último compromisso oficial na Jordânia: decerra uma placa comemorativa de sua visita na Igreja as margens do Rio Jordão, onde pela tradição, teria sido o local onde João Batista teria batizado Jesus.


Nenhum comentário: