4 de mai. de 2009

Não se pode mais andar nu nos Alpes suíços

Não se pode mais andar nu nos Alpes suíços
Se você for flagrado desobedecendo a nova lei, é multado em 200 francos suiços, algo em torno de R$ 400, pagos na hora, pois se supõe que mesmo nu, o nudista tenha o dinheiro guardado em algum lugar (?)

Foto: Spencer Tunick

A sessão de fotos na geleira de Aletsch, realizada pelo fotografo americano Spencer Tunick, foi encomendada pelo Greenpeace como parte de uma campanha de conscientização sobre o aquecimento global.

Fontes: BBC, Times Union, The New York Times, Terra, Coisas da Suiça

O pessoal que faz caminhada nu pelos alpes suiços e pelos cantões nos arredores , enfrentam temperaturas sempre abaixo de 10° que pode desacambar num fim de tarde, para algo abaixo de 0° sem nenhum aviso, isso no verão. A primeira pergunta cientifica que nos ocorre é da dimessão que pode ficar a genitália masculina exposta, nessa temperatura?

Não deixa de ser um ato de coragem sair pelas montanhas geladas, mochila nas costas, sem roupas, curtindo a natureza, como também é uma grande imbecilidade.

Foto: Stephen-Gough/Getty Images

Do dia para a noite o cantão de Appenzell-Innerrhoden se viu invadido por pessoas nuas de mochilas nas costas que transitavam pelas ruas em direção as montanhas ou no seu retorno. Afirma-se que um grupo de naturistas alemães divulgou na internete que o local era o “paraíso do nauturismo” e até o jornal americano The New York Times fez uma matéria sobre o assunto, falando das rotas dos naturista pela região.

Em Fevereiro, o Conselho Cantonal já tinha começado a aplicar multas de 200 francos suíços a quem fosse apanhado a passear nu pelas montanhas, confirmada no fim do mês passado.

Na verdade essa história tem outra nuance interessante, mais que a proibição de se andar nú numa montannha gelada: é que a aprovação por plebicito, pelos moradores da região, dessas lei provisóriamente imposta pelo conselho, é feita de forma muito original, ou melhor, muito antiga.

Foto: Ennio Leanza / AP

O plebicito tem o formato dos que eram feitos na origem da democracia na Grécia antiga, com os cidadões convocados a praça central da cidade, aprovando ou desaprovando, por aclamação, as leis propostas. O que eles denominam de Landsgemeinde, que seria numa tradução local, decisão das comunidades rurais, uma tradição que tem mais de 600 anos.

Foto: Ennio Leanza / AP

Na assembleia popular, como se pode ver nas fotos, a população levanta uma cédula e a contagem é feita na hora, com um juiz proclamando, em seguida, o resultado final, que passa a ser lei, ou deixa de sê-lo.

Então, por decisão do povo da cantão de Appenzell-Innerrhoden, desde o domingo, 26 de abril, quem for pego pelas autoridades caminhando na cidade, nos vilarejos e mesmo nas trilhas da montanha, sem as roupas, vai pagar uma multa de 200 francos (400 reais) e será obrigado a se vestir imediatamente. Não adianta entrar com um pedido de liminar, lá quando o povo decide está decidido.

Portanto,não esqueça de levar roupas quando for caminhar nos alpes suiços perto de Appenzell-Innerrhoden.

Permalink


Nenhum comentário: