1 de jun. de 2009

Vôo Air France, Rio-Paris, cai no Atlântico

Vôo Air France, Rio-Paris, cai no Atlântico
228 pessoas, de 23 países estavam a bordo, entre os quais 80 brasileiros

Foto: Reuters Arquivo

Um Airbus A330-200 similar ao avião da Air France, que saiu do Rio de Janeiro e desapareceu do radar, após ter passado pelo Arquipélago de Fernando de Noronha

Fonte: Reuters

Um avião da Air France que fazia o trajeto Rio-Paris desapareceu sobre o Atlântico com 228 pessoas a bordo depois de sofrer uma forte turbulência, afirmaram nesta segunda-feira a empresa aérea e o governo francês.

A Força Aérea Brasileira disse que o Airbus A-330-200 sumiu no domingo quando sobrevoava sobre o mar e está sendo procurado por dois aviões militares que iniciaram as buscas a partir da ilha de Fernando de Noronha.

A FAB informou ainda que a aeronave passou por Noronha, a cerca de 350 quilômetros da costa brasileira, quando fez seu último contato por rádio, às 22h33. Uma tentativa de contato com a aeronave uma hora depois não teve sucesso, informou a assessoria da FAB.

Foto: Reuters

O presidente da França Nicalas Sarkozy e o Ministro dos Transportes Frances Jean-louis Borloo foram até o aeroporto Charles de Gaulle na França, solidarizar-se com as família das vítimas, que aguardavam notícias da Air France

"Provavelmente estamos diante de uma catástrofe", disse o executivo-chefe da Air France, Pierre-Henri Gourgeon, a jornalistas em Paris.

Segundo a Air France , o avião enviou uma mensagem automática notificando uma falha elétrica às 23h14 de Brasília, cerca de 15 minutos depois de passar por uma área onde havia tempestade e forte turbulência.

O voo AF 447 partiu do Aeroporto Internacional Tom Jobim às 19h de domingo, e deveria pousar no Charles de Gaulle (Paris) às 11h15 de segunda-feira (6h15 em Brasília).

O avião levava 216 passageiros -- 126 homens, 82 mulheres 7 crianças e um bebê -- e 12 tripulantes.

A Air France informou que havia 80 brasileiros a bordo do avião que desapareceu após decolar do Rio de Janeiro com destino a Paris, afirmou nesta segunda-feira o representante da companhia aérea no Rio.

O gerente da Air France no Brasil, Antonio Jorge Assunção afirmou ainda que estavam no voo, além dos brasileiros, 73 franceses, 18 alemães, nove italianos, 6 norte-americanos, 5 chineses, 4 húngaros, 2 espanhóis, 2 ingleses, 2 marroquinos e 2 irlandeses.

Havia também passageiros de Angola, Argentina, Bélgica, Islândia, Filipinas, Noruega, Polônia, Romênia, Rússia, Eslováquia, Suécia, Áustria e Turquia.

Foto: Reuters

O painel do aeroporto Charles de Gaulle registrava pela manhã, como atrasado o vôo 447 da Air France, que nunca chegou ao destino

O último grande incidente envolvendo um avião da Air France ocorreu em julho de 2000, quando um supersônico Concorde caiu sobre prédios logo após decolar de Paris com destino a Nova York, matando seus 109 ocupantes e 4 pessoas no solo.

Em agosto de 2005, um Airbus da Air France pegou fogo depois de sair da pista do aeroporto de Toronto (Canadá), num dia de tempestade. Não houve mortos. O Brasil teve dois grandes acidentes aéreos em 2006 e 2007, o que gerou preocupações com a segurança do tráfego aéreo no país.

Em julho de 2007, todos os 187 ocupantes e 12 pessoas em terra morreram quando um Airubus A-320 da TAM avançou além da pista do aeroporto paulistano de Congonhas, batendo em um prédio vizinho.

Em setembro de 2006, um avião da Gol caiu na Amazônia após ser atingido em pleno voo por um jato particular Legacy. Todos os 154 ocupantes do boeing morreram.


Nenhum comentário: