9 de jun. de 2009

O caseiro de Palocci continua aguardando justiça

O caseiro de Palocci continua aguardando justiça
Se soubesse que fariam o que fizeram, teria ficado calado, disse o sincero caseiro Francenildo a Folha de São Paulo

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr

MENTIROSO: Em depoimento aos parlamentares, na CPI dos Bingos, Palocci disse que jamais havia estado na mansão alugada pelo lobby de Ribeirão Preto, Francenildo desmentiu o ministro, que desmoralizado preferiu renunciar ao Ministério.

Fontes: Blog Democrata , Blog Brasil, Museu da Corrupção, Veja

O caseiro Francenildo Costa, 27, que provou ser mentira o depoimento de Palocci à CPI dos Bingos e ajudou a derrubar o ministro em 2006, disse que ficará derrotado se petista escapar de processo enquanto aguarda o resultado da ação que move contra a Caixa Econômica e a Editora Globo pela quebra e divulgação de seu sigilo bancário - segundo ele, uma operação que visava desacreditá-lo.

Francenildo Costa disse ao jornal O Estado de S. Paulo, 14 de março de 2006, que o Ministro Antônio Palocci freqüentava a mansão - no Lago Sul, bairro nobre de Brasília, alugada entre 2003 e 2004 por Vladimir Poleto e Rogério Buratti, assessores do ministro quando este era prefeito de Ribeirão Preto (SP). Em depoimento aos parlamentares, no ano passado, o ministro garantiu que não esteve na casa.

Foto: Agência Estado

O Caseiro e a Mansão

O caseiro é a segunda pessoa a dizer que viu Palocci na mansão. A primeira foi o motorista Francisco das Chagas, que prestou depoimento à CPI dos Bingos no último dia 8. A comissão suspeita que a residência tenha sido usada para negociações clandestinas feitas pelos ex-assessores do ministro. Palocci reiterou na terça-feira declarações que deu à CPI, de que nunca foi ao local.

Segundo o caseiro, na mansão, eram realizadas reuniões para organizar a distribuição de dinheiro por Brasília - além de festas animadas por garotas de programa, agenciadas, muitas vezes, por Jeany Mary Corner. Ainda de acordo com o caseiro, o dinheiro distribuído era enviado de São Paulo mensalmente por Buratti. Uma parte do dinheiro custeava as despesas de manutenção do imóvel e pagava os serviços dos empregados e as festas. O restante era distribuído entre os membros da república de Ribeirão.

"Eu via as notas. Vi pacotes de 100 e de 50 reais na mala do Vladimir", afirmou. Vladimir Poleto costumava carregar maços de reais numa mala e pagava tudo com dinheiro vivo, até mesmo o aluguel dos seis primeiros meses da casa, num total de 60.000 reais.

Diante da insofismável declaração do caseiro, montou-se uma operação de guerra para desacreditá-lo, como única possibilidade de salvar o pescoço de Palocci, o Senhor do Lixo de Ribeirão Preto.

Copia do Blog Brasil dando a noticia da quebra do sigilo

Três dias depois da declaração do caseiro, ao Estadão, o Blog Brasil da Editora Globo, ligado a revista Época, teve como seu primeiro post a revelação de que tivera acesso ao sigilo bancário do caseiro e revelou que a sua conta bancária havia sido regada com depósitos volumosos, insinuando que a denuncia havia sido financiada.

Caseiro provou que os depósitos haviam sido feitos por seu pai, um comerciante nordestino. A revista que pensará ter feito um grande furo, e Palocci, que imaginara ter descoberto uma maneira de sair das denuncias acabaram com um problemão.

O post teve 435 comentários, os primeiros eram dos petistas felizes, com a comprovação de que o caseiro que acusava o ministro da Fazenda de Lula seria uma fraude, depois o pessoal da oposição caiu de pau, quando se comprovou que a fraude era Palocci.

O caseiro Francenildo fala...
Veja na íntegra a entrevista de FRANCENILDO DOS SANTOS COSTA ao jornalista Rubens Valente da Folha de São Paulo, nesta segunda 08.06.2009

Detalhe editado da primeira página do Estadão de 13 de março de 2006

Fonte: Folha Online

FOLHA - Como o Senhor define a sua situação hoje, passados três anos do depoimento?

FRANCENILDO DOS SANTOS COSTA - Dá para levar. Estou trabalhando, fazendo uns bicos por aí para poder comer o arroz no final da tarde.

A Justiça ainda nada definiu a respeito da ação de indenização que o Senhor moveu. Como o Senhor vê o assunto?

FRANCENILDO
-Já me dei conta de que a rapidez da Justiça demora. Eu tô praticamente ansioso. Tô trabalhando. Tentando trabalhar, estudar e deixar isso um pouco de lado. Não ficar em cima, em cima, porque já sei que a Justiça demora um pouco. Mas tô por aí, tô correndo atrás.

O processo está lento?

FRANCENILDO
- É. Com certeza.

O que aquele vazamento da sua conta bancária provocou na sua vida?

FRANCENILDO - Esse vazamento foi o que me chocou bastante. Porque se eu soubesse que ia chegar a esse ponto o jogo sujo deles, eu não tinha falado. Eu não me arrependeria de não falar o que eu sabia. Mas na hora eu pensei, " na encarar?.

Mas se eu pensasse que eles jogassem tão sujo igual eles jogaram, invadiram minha vida.

Porque ficar de olho assim, na rapidez que foi divulgada minha convivência com o meu pai. Eu não queria que isso acontecesse.

Até a família, parentes ficaram duvidando do dinheiro. Porque ninguém sabia [do pai biológico], eu não tinha contado para ninguém. O que me prejudicou bastante foi isso aí, a questão da quebra do sigilo.

E até hoje?

FRANCENILDO
- Com certeza. Ocorre de eu andar na rua de boné. A gente bota um boné na cabeça e algumas pessoas ainda conhecem. Esses dias fui trabalhar e esqueci de levar o boné e, dentro do ônibus, uma mulher ficou mencionando: "Olha lá, o caseiro do Palocci". Aí tive que ir lá pro fundo do ônibus e descer para poder pegar outro ônibus. Eu não gosto dessas coisas, fico meio angustiado. Fico calado, fico na minha.

O Senhor se arrependeu de ter falado aquilo que presenciou?

FRANCENILDO
- Se eu soubesse que eles iriam fazer o que fizeram comigo, eu me arrependeria de ter falado. Porque eu pensava que "vou falar o que sei, e pra mim não vai dar em nada, por causa que eu tô falando a verdade". [...] Agora, a questão da quebra foi uma sacanagem mesmo que fizeram.

Por outro lado, as coisas que o Senhor falou ajudaram a revelar questões de interesse público. O Senhor leva isso em conta também e vê algum lado positivo em seu depoimento à CPI?

FRANCENILDO
- Com certeza. [Antes] Estava aquela confusão. Era só mentira pra cá, mentira pra lá. Tinha que chegar e falar a verdade.

O Senhor esperava que eles agiriam contra o Senhor?

FRANCENILDO
- Eu sabia, eu esperava que isso iria acontecer. É muita puxação de saco.

Como o Senhor vê, até agora, o andamento do seu processo, o juiz já conversou contigo?

FRANCENILDO - Eu tô meio assim querendo acreditar ou não. Porque eu vou esperar que Deus, que a Justiça, vai condenar ou não. Vou apostar minhas fichas nela [na Justiça]. Algumas pessoas precisam da Justiça para fazer assim e assim. Agora chegou a minha vez.

Se ela vai me igualar a ele [Palocci] ou vai chegar ao ponto de "não, ele é o ministro, ele [FRANCENILDO ] é só um caseiro. Vamos dar preferência a ele [ministro], vamos deixar ele [caseiro] assim num canto".

Só espero que ele não possa ter essa regalia igual teve com ele na época do extrato. Botou extrato na imprensa, a regalia dos próprios funcionários da Caixa também. A rapidez de "olha, o negócio dele [caseiro] é isso aqui, ele tem assim e assim". Eu espero que a Justiça não veja por esse lado também.

O que o Senhor espera do julgamento sobre o papel do ministro Palocci no caso?

FRANCENILDO
- Espero que seja feita, né?

Seja feita a Justiça, venha uma condenação. Eu vou ter confiança nela. Vamos ver o que que vai dar aí. Mas estou bastante confiante que vai rolar alguma coisa. Eu vou ficar meio chateado se a Justiça não me comparar com ele, tudo no mesmo nível, mesmo balaio, dez quilos pra lá, dez quilos pra cá. Agora, se bota dez quilos, e pro outro bota dois quilos...

O Senhor acha que, se ele escapar do processo, isso influenciará na ação que o Senhor move?

FRANCENILDO - Com certeza. Porque aí, se absolve ele, quem foi que quebrou [o sigilo]?

Foi só o funcionário da Caixa, é do interesse dele?

Não tem como. "Ah não, ele não é o culpado". Então quem foi?

Quem foi que passou o extrato para a imprensa?

Quem foi essa pessoa?

Um dia essa pessoa vai ser descoberta. O extrato não tem condições de sair de um caixa, passar em um restaurante, do restaurante fazer uma ponte aérea e cair lá na casa do ministro. Não tem como.

O Senhor teme que a Justiça acabe não apontando nenhum culpado e que isso fique no ar.

FRANCENILDO - Isso. É o que eu menos espero. Esse mundo está feito para tudo, né?

Se houver a notícia da exclusão dele do processo, como está sendo comentado, como o Senhor receberá a notícia?

FRANCENILDO
- Rapaz, eu vou ficar assim meio derrotado. Por causa que a única coisa que se deve confiar é nela [Justiça]. Faz três anos já e o negócio não dá em nada. Então a quebra do sigilo vai ser natural para qualquer pessoa. [O sigilo] não tem valor mais.

E no caso da condenação?

FRANCENILDO
- Aí eu vou acreditar na Justiça, que ela existe. Vou acreditar nela. "Não, hoje não é só pobre que é condenado, rico também é condenado". Mas eu quero ter a certeza.

Está se falando que, se ele escapar da condenação no Supremo, ele se lançaria candidato ao governo de São Paulo. Como o Senhor recebe essa notícia?

FRANCENILDO
- Isso aí eu já vi passando na própria imprensa também, que [ele] está querendo se candidatar. Meu voto mesmo ele não vai ganhar. Então, para mim, não tem diferença, não.

O Senhor acha que ele teria o direito de se candidatar?

FRANCENILDO
- Nós estamos no Brasil, e no Brasil hoje em dia acontece de tudo em termos de política. O cara apronta, apronta, e ainda sai livre da acusação, é candidato, faz o que quer. Isso é a política do Brasil.

Em 2002, o Senhor votou em Lula. Repetiu o voto em 2006?

FRANCENILDO
- Não.

O que Senhor achou da posição do governo no episódio?

FRANCENILDO
- Praticamente negativa. Eu pensava que ia ter um apoio do próprio governo.

Mas já na base da matéria em que ele [Lula] falou, no começo, sobre a minha pessoa: "Ah, é um simples caseiro". Isso também me deixou muito chateado.

Se tinha um pessoa que eu admirava tanto era ele, votei nele duas vezes, no primeiro e no segundo turno. Uma pessoa trabalhadora. Hoje, para mim, é como qualquer pessoa comum. Se depender de mim, do meu voto, não tem mais, não.

O Senhor contou as coisas ruins, mas recebeu algum apoio pelo que fez?

FRANCENILDO
- É, tem alguns que me encontram na rua, chegam, dão parabéns. Mas tem uns que ficam enchendo o saco. "Ah, o caseiro do Palocci". Estão me chamando até de "Palocci" pelos lugares que eu ando.



Nenhum comentário: