1 de jun. de 2009

San Salvador: Lula na posse de Maurício Funes

San Salvador: Lula na posse de Maurício Funes
O novo presidente salvadorenho diz que vai seguir mesmo estilo do governo (?) É uma espécie de afilhado do presidente brasileiro. Sua campanha teve marqueteiro do PT e uma estrela petista fazia parte dos símbolos da campanha.

Foto: Reuters

O novo presidente salvadorenho Marício Funes e sua esposa a advogada paulistana Vanda Pignato e seu mais novo filho Gabriel, logo após a posse, onde além de Lula diz que vai ter Obama como referencia internacional

Fontes: El Mundo , BBC Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assistiu nesta segunda-feira à cerimônia de posse de Maurício Funes na capital de El Salvador, San Salvador, onde chegou na noite de domingo.

Funes, um jornalista de 49 anos que ingressou há dois anos no ex-grupo guerrilheiro convertido em partido político Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional (FMLN), será o primeiro líder de esquerda a assumir o poder em El Salvador.

Foto: Reuters

Campanha ao estilo petista em El Salvador

O principal nome por trás da campanha do salvadorenho foi o marqueteiro João Santana, que trabalhou na campanha de reeleição de Lula.

A campanha de Funes contou com o envolvimento de cerca de 20 profissionais brasileiros e utilizou símbolos como a estrela vermelha semelhante à do Partido dos Trabalhadores (PT).

O salvadorenho esteve no Brasil mais de uma vez durante a disputa presidencial e assim que conquistou a presidência salvadorenha embarcou para Brasília, onde se encontrou com presidente Lula e apontou o brasileiro como sendo a sua principal referência política.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Lula em San Salvador dá entrevista ao lado do então candidato, mal estar no governo Salvadorenho

No ano passado, Lula esteve em El Salvador, em uma visita oficial, e deu uma entrevista coletiva ao lado de Funes, que então era apenas um candidato, causando mal estar entre representantes do governo do direitista Elías Antonio Saca González, segundo a imprensa salvadorenha.

A nova primeira-dama de El Salvador, a advogada paulistana Vanda Pignato, que será a titular da Secretária de Inclusão Social - cargo determinado para as esposas de presidentes pela Constituição salvadorenha - ingressou no PT no período de formação da legenda, nos anos 80, e exerceu o posto de representante do partido na América Central, desde que se mudou para El Salvador, em 1992.

O casal tem dois filhos. O mais novo nasceu durante a disputa presidencial, no ano passado, quando Vanda tinha 45 anos.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Logo após a vitória Funes veio com a esposa Vanda ao Brasil para encontrar-se com Lula.

Tanto Funes como a primeira-dama foram casados antes. O primeiro marido de Vania, o salvadorenho Ernesto Zelayandía, irá, por sinal, exercer o cargo de vice-ministro de governo, durante a gestão do novo presidente.

O novo líder salvadorenho foi casado com a atriz e jornalista Regina Caña com quem tem um filho. Regina é descrita pela imprensa local como a ‘‘Xuxa salvadorenha'', em referência à célebre personagem infantil que interpreta na TV, Tia Bubu.

Durante a disputa presidencial, Rodrigo Ávila, o candidato do partido governista Aliança Republicana Nacionalista (mais conhecido pela sigla Arena), acusou a Funes de estar ligado ao venezuelano Hugo Chávez e de que sua vitória representaria a adoção de um modelo de governo semelhante ao da Venezuela.

"Eles fizeram uma aposta, mas foi uma aposta equivocada. Ao tentar associar Funes a Chávez, ele respondeu procurando se associar a Lula, e venceu a disputa'', comenta o jornalista salvadorenho Carlos Dáda, editor do portal de notícias eletrônico El Faro.

Salvadorenhos ouvidos pela BBC Brasil nas ruas da capital do país se disseram satisfeitos com a associação entre o novo presidente e o líder brasileiro.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Lula na posse de Funes. Compareceram praticamente todos os presidentes latinos americanos, na foto vê-se também Alvaro Uribe da Colômbia e Rafael Correa do Equador. Hugo Chávez e Evo Morales, a última hora cancelaram sua ida a cerimônia. Ciúmes?

Apesar das proximidades entre Lula e Funes, o fluxo de comércio entre Brasil e El Salvador ainda é bastante pequeno. Em 2008, o fluxo comercial entre as duas nações foi de 252,5 milhões.

O Brasil parece interessado em se aproveitar do fato de que os Estados Unidos, que tinham na América Central e em El Salvador em particular uma forte área de influência, parecem ter deixado a região em segundo plano.

Desde os anos 80, diferentes governos americanos vinham destinando fundos aos governos direitistas que dominaram o país centro-americano por duas décadas e até mesmo aos grupos paramilitares que atuavam no país travando uma guerra subterrânea contra a guerrilha esquerdista.

Como prova da importância que destinavam à região, os Estados Unidos construíram na época em San Salvador uma gigantesca embaixada - uma das maiores representações diplomáticas do país em todo o mundo.

Os americanos temiam que o país seguisse o rumo de Cuba, que instaurou um regime socialista em 1959, ou da Nicarágua, onde os guerrilheiros de esquerda da Frente Sandisita de Libertação Nacional conquistaram o poder em 1979.

Foto: Getty Images

Um exemplo de que os americanos parecem tentar recuperar o terreno perdido é o de que os americanos prestigiaram a posse do novo líder salvadorenho com uma delegação de alto nível, encabeçada pela secretária de Estado Hillary Clinton.

A posse de Funes aconteceu às 8h30h do horário local. Após a solenidade, o presidente Lula participaria de um almoço oferecido pelo novo líder salvadorenho em comemoração a sua posse, mas devido ao acidente aéreo do avião da Air France oriundo do Brasil, o presidente cancelou sua participação nas comemorações, embora tenha mantido a sua agenda de viagem, indo para a Guatemala e Costa Rica, retornando ao Brasil, na quarta-feira.


Nenhum comentário: