23 de jun. de 2009

A martír iraniana, Neda Soltani, comove o mundo

A martír iraniana, Neda Soltani, comove o mundo

Fontes: Diário de Notícias, Veja, G1, AFP

As imagens da morte da jovem, Neda Agha Soltani, (foto)alvejada no peito em meio a uma manifestação no Irã, gerou uma onde de indignação pelo mundo.

O chocante vídeo com os seus últimos instantes de vida, cercada de pessoas, que tentavam reanimá-la, já foi visto por milhões de pessoas, no Youtube.

As informações dão conta que ela teria sido alvejada ao acaso por um atirador das forças de repressão. Entre as pessoas que estavam tentando reanimá-la, encontrava-se um médico e seu pai.

Em um post no seu blog nesta segunda-feira, o escritor brasileiro Paulo Coelho diz que um dos homens que é visto socorrendo a jovem iraniana Neda Agha Soltani, é um médico e seu melhor amigo no país. Paulo Coelho diz que está tentando desesperadamente entrar em contato com o amigo.

O site de notícias americano "Inquistr" publicou nesta segunda-feira uma entrevista com o blogueiro iraniano identificado apenas como Hamid responsável pela divulgação do vídeo, que em poucas horas chocava milhares de usuários de internet no mundo todo e que transformou a jovem num ícone dos protestos iranianos.

Curiosamente, em Farsi, o idioma falado no Irã, o nome Neda significa a voz ou o chamado, no idioma farsi, a língua falada no Irã. Além do flagra de sua morte, os vídeos que se espalham pela internet prestam tributo a ela, com músicas e mensagens em sua memória.

O caso pode ser marcante porque abre caminho para novos protestos organizados. Isso porque é costume no país marcar os dias de luto pela morte de seus heróis e mártires. Muçulmanos xiitas costumam celebrar a memória dos mortos no terceiro, sétimo e quadragésimo dia depois do óbito. Já existe a expectativa de que, no caso de "Neda", essas datas serão marcadas por grandes manifestações em Teerã.

Veja aqui o vídeo no Youtube, alertamos que são cenas extremamente chocantes.

Nenhum comentário: