22 de jun. de 2009

Naquela Mesa (Cantado em Hebraíco) de Sérgio Bittencourt

Naquela Mesa (Cantado em Hebraíco)
Sérgio Bittencourt

No Show Lindo país Tropical dedicado ao Brasil, em Israel, cantam “Naquela Mesa”, música do grande compositor, jornalista e homem de televisão Sérgio Bittencourt, feita em homenagem ao seu pai, o compositor e mestre instrumentista Jacob do Bandolim, o grande chorão brasileiro.

”Eu não sabia que doía tanto/uma mesa no canto, uma casa e um jardim./Se eu soubesse quanto dói a vida,/essa dor tão doída, não doia assim./Agora resta uma mesa na sala/e hoje ninguém mais fala no seu bandolim./Naquela mesa tá faltando ele e a saudade dele/tá doendo em mim...”

Diz a bem elaborada letra da música que foi gravada inicialmente por Elizeth Cardoso, depois por Nelson Gonçalves e tornou-se um dos maiores sucessos na década de 70. O grande arranjador e maestro frances Paul Mauriat incluiu também a canção no repertório de sua orquestra que fazia turnês permanente ao redor do mundo.

Encontramos esse grupo judeu, que ainda não descobrimos o nome, a cantar o samba em hebraico, como se fosse um baião, o sanfoneiro judeu tem cara de nordestino, as três judias cantaros bem que poderiam ser paraibanas, como Elba Ramalho.


Nenhum comentário: