3 de jun. de 2009

São do avião da Air France destroços localizados

São do avião da Air France destroços localizados
As buscas na região não cessaram desde a noite da tragédia, procuram destroços e até sobreviventes, embora essa última hipótese fique cada vez mais remota

Foto: AP

Na foto, liberada pela marinha francesa, um integrante da equipe de busca, vasculha com binóculos de precisão a área onde foram avistado os destroços

Fontes: Le Figaro, Estadão, G1, Reuters

Aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) encontraram na madrugada desta quarta-feira novos destroços do jato da Air France que desapareceu no Atlântico com 228 pessoas a bordo, no trajeto Rio-Paris, entre os quais há uma peça de sete metros que seria parte da fuselagem.

Foto: AP

A confirmação de que os destroços do Airbus A330 foram encontrados foi dada pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, na tarde de terça-feira, após reunir-se com familiares dos passageiros no Rio.

De acordo com a Força Aérea, a quantidade e o tipo de material avistado - peças brancas, fiação e manchas de óleo dispersos por cerca de 6 quilômetros - levou à conclusão de que os destroços pertenciam ao Airbus que fazia o voo AF 447.

Os militares brasileiros, que entram no 3º dia de buscas, prosseguiram durante a madrugada a operação na área em que foram encontrados os primeiros destroços, a 150 quilômetros do local onde o Airbus A330 enviou uma mensagem automática informando que sofria problemas técnicos quatro horas após decolar na noite de domingo.

Uma aeronave de sensoriamento R-99 da FAB iniciou as buscas noturnas e, durante a madrugada, três aviões C-130 Hércules sobrevoaram a região.

Cinco embarcações da Marinha se dirigem ao local da localização dos destroços, que devido as correntes marítimas tende a se espalhar pela vasta região oceânica.

Foto: Getty Images

O primeiro navio da Marinha, o Grajaú, (foto) já chegou na manhã desta quarta-feira, 3, ao local dos destroços do Airbus mas ainda não conseguiu encontrar os destroços, porque ondas de até 2 metros de altura estão dificultando o trabalho de visualização. O navio Grajaú é de patrulha da Marinha, saiu na terça de Natal (RN) e deveria chegar ao local no meio da tarde de hoje, mas conseguiu antecipar o horário de chegada.

Um navio da França, capaz de realizar exploração no fundo do mar, também ajudará nas buscas.

Três navios mercantes estão desde terça-feira no local indicado pela FAB colaborando nas buscas.

Foto: Reuters

Uma mancha de combustível estende-se por quase 20 quilômetros, vista a partir da janela de um avião da Força Aérea Brasileira, a 1.200 km ao nordeste de Recife

O governo vai disponibilizar minis submarinos robôs capazes de fazerem buscas em profundidades oceânicas semelhantes ao local da tragédia. O local provável da queda do Airbus, tem profundidades de até 4 mil metros, um acidentado fundo de mar, com uma cadeia de montanha submersa, sujeita a terremotos por encontros de placas, com fortes correntes marítimas e mar agitado.

O esforço, sem muitas esperanças, é para tentar resgatar a caixa preta, que conteria informações mais seguras capaz de determinar as causas do inexplicável acidente.

Foto: AP

Nesta tarde parisiense o Presidente francês Nicolas Sarkozy, a sua esposa Carla Bruni e o Primeiro-Ministro francês François Fillon, participaram de um culto ecumênico na Catedral de Notre Dame em Paris, em homenagem as vítimas do vôo 447, onde foi lida uma mensagem de condolência do Papa Bento 16

O voo AF 447 tinha 216 passageiros a bordo de 32 nacionalidades, incluindo sete crianças e um bebê. Segundo a Air France, 61 eram franceses, 58 brasileiros e 26 alemães. Dos 12 tripulantes, um era brasileiro e os demais franceses


Nenhum comentário: