23 de jun. de 2009

Da tribuna, Virgílio chama Agaciel de ladrão

Da tribuna, Virgílio chama Agaciel de ladrão
O líder do PSDB disse que o ex-diretor do Senado estaria pretendendo chantageá-lo envolvendo inclusive o custeio do tratamento sua mãe - que sofria de Mal de Alzheimer, pelo Plano de Saúde do Senado

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

"Mas Sarney, lhe digo isso não com felicidade. Vossa excelência não precisa sobreviver, quem precisa sobreviver é o Senado". – Arthur Virgílio

Fontes: Estadão, Último Segundo, Agência Senado

O líder do PSDB no Senado senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) solicitou ao presidente do Senado que comparecesse ontem, ao senado para presidir a sessão, pois ele tinha importante pronunciamento a fazer, e gostaria que fosse feito na sua presença.

Sarney compareceu e ouviu um duro discurso:

" Estou aqui apontando dois ladrões comprovados: o senhor Zoghbi e o senhor Agaciel Maia “disse Virgílio num pronunciamento que durou mais de duas horas, com dez apartes, alegou que os dois fazem parte de uma quadrilha que se instalou no Senado, mas que só prosperou devido ao apoio de senadores.

Arthur Virgílio prometeu lutar para Agaciel Maia e João Carlos Zoghbi (ex-diretor de Recursos Humanos) sejam demitidos e presos, e não "apenas aposentados". Para ele, se houver "senadores faltosos por trás deles" eles devem ser denunciados ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, para um possível processo de punição.

Diz que Agaciel Maia, ex-diretor-geral do Senado, utiliza-se de arquivos que levou dos computadores do Senado, para chantagear senadores, ameaçando ou divulgado parte de atos, que poderiam comprometer senadores, inclusive com atos secretos, feitos a revelia do parlamentar.

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

O senador conclamou o presidente do Senado, José Sarney, "a romper quaisquer laços com esta camarilha" e a "tomar atitudes que levem a Casa ao respeito da opinião pública outra vez". Caso Sarney não dê mostras de que tomará tais medidas, Arthur Virgílio entende que ele "perderá as condições de governar a Casa".

- Essa camarilha está desesperada. Eles estão perdendo muito - não apenas o salário ou a aposentadoria: estão perdendo os contratos superfaturados, as licitações fraudulentas; estão perdendo e vão perder a capacidade de enriquecer ilicitamente, como enriqueceram ilicitamente às custas do Senado - sustentou Arthur Virgílio.

Virgílio já havia afirmado em entrevista a Folha de São Paulo, que alguns senadores efetivamente já estavam sendo chantageados pelo ex-diretor do Senado, Agaciel Maia (foto), cita entre os que Agaciel tenta "calar" os senadores Pedro Simon (PMDB-RS), Cristovam Buarque (PDT-DF) e Eduardo Suplicy (PT-SP).

Pedro Simom teria feito uma viagem com a mulher para o exterior, com passagens pagas pelo Senado, o mesmo pecado de Eduardo Suplicy, que cedeu passagem da sua cota no parlamento, para a namorada, a jornalista Mônica Dallari. Cristovam Buarque teria nomeada a esposa para um cargo no Parlamento.

De acordo com Virgílio, é por isso que "quando a gente fala do assunto [Agaciel Maia], eles fogem do plenário".

Ao fim o senador explicou que sua mãe não era sua dependente e teve direito ao plano de saúde por ser víuva do Senador Artur Virgílio do Carmo Ribeiro Filho, seu pai.


Nenhum comentário: