23 de jun. de 2009

AF 477: sons das Caixas pretas teriam sido captados

AF 477: sons das Caixas pretas teriam sido captados
Segundo o jornal Le Monde, a marinha francesa, que nega ter confirmação do sinal, está procedendo de forma diferenciada, nesse momento, por ter captado sinais, provavelmente, do equipamento de segurança do avião da Air France

Foto: Jean-Pierre Lev/AFP

O minissubmarino Nautile, do Instituto Francês de Pesquisas Marítimas, que é operado por dois pilotos e um observador, teria mergulhado na segunda-feira para tentar encontrar as duas caixas-pretas do Airbus A330

Fontes: Le Monde, Le Parisien, Le Point, BBC Brasil

O jornal Le Monde disse que haviam sido detectados sons que seriam provavelmente das captado sinais das balizas das caixas-pretas do Avião da Air France que fazia o vôo Rio-Paris, desaparecido próximo a costa brasileira.

O porta-voz do Estado Maior das Forças Armadas da França, comandante Christophe Prazuck (foto abaixo), disse à BBC Brasil que vários sinais sonoros semelhantes aos emitidos pelas balizas das caixas pretas dos aviões foram detectados pela Marinha francesa nos últimos dias, mas que nenhum deles, até o momento foi confirmado como pertencente à caixa-preta do Airbus 330 da Air France.

O BEA, órgão francês que investiga as causas do acidente, divulgou um comunicado na manhã desta terça-feira afirmando que “nenhum sinal emitido por balizas das caixas-pretas de aviões foi validado até o momento”.

O comandante Prazuck não deu maiores detalhes sobre o processo de identificação e comparação dos sinais sonoros, mas afirmou que os sinais das balizas são caracterizados por uma frequência sonora em Khz precisa e também sons emitidos em um intervalo de tempo constante.

As balizas das caixas-pretas, que têm o tamanho de uma pilha grande, emitem sinais sonoros em um raio de apenas dois quilômetros.

Prazuck afirma que a Marinha da França dispõe de quatro navios na área de buscas, entre eles o submarino Émeraude, equipado com potentes sonares, que vem patrulhando a região desde o dia 10 de junho.

Os sinais das balizas são emitidos por no mínimo 30 dias, de acordo com o BEA. Como esse é o prazo tido como certo para que as balizas continuem emitindo os sinais, as autoridades francesas preferem considerar que dispõem de 30 dias para poder captar os sinais e tentar localizar as caixas-pretas. Como o avião desapareceu no final da noite de 31 de maio, as balizas continuarão certamente emitindo sinais até o final deste mês. Após essa data, não é garantido que os sinais ainda sejam emitidos.

O Le Monde baseia sua informação, devido a uma movimentação diferenciada nesta segunda feira, pois o mini submarino Nautilus, que participa das buscas a bordo de um navio francês, foi posto pela primeira vez na água, após o anúncio da localização de um novo sinal, vindo das profundezas do oceano.

O mais provável é que a Marinha Francesa só admita que localizou as Caixas Pretas, quando efetivamente elas forem colhidas e estiverem com algumas das aeronaves de busca na área. Informações oficiais de meras probabilidades causam impactos negativos nas famílias das vítimas e é justamente esse tipo de informação, por se confirmar, que a Marinha Francesa, quer evitar.

Nenhum comentário: