7 de jun. de 2009

Índios peruanos degolam militares

Índios peruanos degolam militares
Os indios bloqueavam uma Estrada federal há dez dias, os militares foram incumbidas de desalojaram foram recebidos a bala, 38 militares que foram feitos reféns, nove foram torturados e decapitados, sete estão desaparecidos.

Foto: Reuters

Os índios resistiram a tiros a tentativa do governo de desbloquear uma das principais vias federais do país, a estrada Fernando Belaunde Terry, que há dez dias estava em poder dos indígenas, inclusive prejudicando o abastecimento de parte do país, em uma região conhecida como "Curva Del Diablo", na Amazonas peruano, 900 quilômetro de Lima.

Fontes: Expresso, El Peruano, La Republica, Reuters

Ao menos 42 pessoas morreram nos confrontos entre tropas do governo e indígenas peruanos, segundo a última divulgação oficial dos números de vítimas.

Foto: Reuters

O presidiente peruano Alan García informou, ao prestar uma homenagem, em Lima, aos militares mortos no conflito, que vários dos policiais capturados pelos indígenas na última sexta-feira foram decapitados em atos extremados de “barbárie, selvageria e ferocidade".

Foto:Reuters


Milhares de índios com lanças de madeira continuaram a bloquear as estradas da Amazônia peruana, prometendo continuar protestando se a polícia não suspender esforços de interromper as manifestações. Na verdade usam essas armas pré-históricas apenas para as fotos, todos apareceram com armas de fogo, tão poderosas quanto dos militares, na hora do conflito.

Claramente inspirados na política do vizinho boliviano Evo Morales os índios do Peru, querem impedir que o governo explore petróleo, ou qualquer minério e construa hidroelétricas, em território indígena, sob alegações ecológicas, embora esperem obter dividendos políticos e econômicos da situação.

As tribos têm protestado desde abril para pressionar o Congresso a revogar novas leis que favorecem empresas de mineração e energia estrangeiras a investir bilhões de dólares na floresta amazônica.

Foto: Reuters

O presidente do Peru, Alan García, que no momento dispõe de apenas 30% de aprovação popular, responsabilizou seus oponentes de esquerda pela violência e defendeu o uso da força.

"Vergonha dos políticos que não podem vencer as eleições então eles reúnem grupos irracionais para fazer o que fizeram ontem", disse Garcia no sábado de acordo com a agência estatal de notícias.

Foto: Reuters

Policiais conduzem um caixão com o corpo de um companheiro morto durante confrontos com os índios em Bagua Grande, norte do Peru

García informou hoje ao prestar uma homenagem em Lima aos militares mortos na cidade de Bagua, que vários dos policiais capturados pelos indígenas na última sexta-feira foram decapitados em atos extremados de “barbárie, selvageria e ferocidade".

Pela manhã, o ministro da Defesa do país, Antero Flores Aráoz, informou que nove dos 38 policiais detidos foram mortos e outros 22 foram libertados por tropas em uma missão de resgate, enquanto sete continuam desaparecidos.

Foto: Getty Images

O líder indígena Alberto Pizango, o Morales Peruano, fugiu para a Bolívia, após ter sido emitida uma ordem de detenção contra ele, para abrigar-se debaixo das cobertas do companheiro Boliviano.

Foto: AP

Ollanta Moisés Humala Tasso, o lider militar candidato derrotado na ultimas eleições, da turma de Chávez e Morales, pode também estar por trás desses protestos de olho nas eleições em 2011, responsabilizou o atual mandatário pelo episódio, e também pediu a revogação dos decretos do governo, num aproveitamento do terrível incidente para ganhar simpatia popular.

Nenhum comentário: