18 de jun. de 2009

Miriam Leitão: Obama acertou literalmente na mosca

Miriam Leitão: Obama acertou literalmente na mosca

Fontes: Bom Dia Brasil

Mais transparência, mais informações para o consumidor, mais interferência no mercado. Obama tem recebido críticas, mas acertou em muita coisa. A melhor ideia dá até inveja: a agência de defesa do consumidor de produtos financeiros. Ela vai exigir que os textos dos contratos que o consumidor assina nos bancos sejam escritos de forma clara, que os clientes possam comparar o que é oferecido por bancos diferentes.

Obama disse que muita gente assumiu dívidas que não podia pagar, mas muita gente não entendeu o que assinou. Ele afirmou que os bancos complicam de propósito e competem entre eles sobre quem é mais eficiente em esconder a informação. Agora, tudo tem que ser bem explicadinho.

Aqui no Brasil, o Banco Central tem poder sobre todas as instituições financeiras. Lá não. O controle do mercado financeiro é feito por seis agências. Cada um cuida de uma parte. E pior: o banco, a instituição financeira, pode escolher o regulador. Aí, claro, escolhe o mais fraco e os reguladores ficam tentando atrair as instituições com facilidades.

O plano de Barack Obama é para acabar com essa pulverização. Ele extinguiu a agência que cuidava de poupança e criou um conselho que vai supervisionar as outras cinco. O Banco Central, que lá chama Reserva Federal, o Fed, terá mais poderes. Tinha fundos do mercado financeiro sem regulação nenhuma. Agora, todos serão vigiados. Os bancos também terão que ter mais dinheiro em reserva para enfrentar os calotes.

Apesar de tantos avanços, o plano não é unanimidade, está enfrentando dois tipos de críticas. Uma é que interfere demais no mercado. Mas vejam só: a falta de regulação provocou a confusão toda. Segunda crítica: não resolve o problema bancário. É verdade. Os rombos continuam lá e terão que ser resolvidos devagar.

Para acertar na mosca, ele tem que apertar as regras de funcionamento dos bancos, mas não engessar o mercado. Obama diz que tentou bater exatamente neste ponto.

Barack Obama acertando na mosca
O presidente Americano destrói o inimigo sem perder a concentração

Barack Obama mostrou uma inesperada – e curiosa - habilidade durante entrevista a John Harwood, da rede de TV CNBC.

O presidente dos Estados Unidos se incomodou com o zumbido de uma mosca, e, provando que está em forma, desferiu um golpe certeiro no pequeno inseto, que caiu morto ao seu lado. Depois, ele até se orgulhou de derrubar o 'inimigo voador'.

“Não foi impressionante isso? Matei o bicho. Quer filmar? Está bem ali”, apontou.

Nenhum comentário: