29 de jun. de 2009

Militares expulsaram Presidente de Honduras

Militares expulsaram Presidente de Honduras
Autorizados pela Suprema Corte hondurenha os militares tiraram o presidente José Manuel Zelaya de casa e o deixaram na Costa Rica, enquanto o presidente do Congresso assumiu o poder 

Foto: Getty Images

Forças Militares inclusive com carro blindado cercaram a casa presidencial em Tegucigalpa, de onde detiveram o presidente Zelaya e depois o levaram para fora do país

Fontes: The New York Times, BBC Brasil, La Prensa, El Heraldo, Clicrbs,

O presidente de Honduras, José Manuel Zelaya Rosales, 57 anos, foi detido, pelo Exército, na residência presidencial, neste domingo, antes da realização de um polêmico referendo para permitira sua reeleição. O plebiscito que o presidente insistia em realizar havia sido desautorizado pelo Congresso e pela Suprema Corte do país.

Zelaya foi levado a uma base aérea próxima à residência presidencial e expulso para a Costa Rica. O próprio presidente da Suprema Corte assumiu que foi sob sua ordem que o exercito realizou essa inusitada operação.

Um show político típico de uma republiqueta latino americana, coisa que não acontecia por aqui há pelo menos 16 anos.

Deram um golpe no presidente Zelaya, no dia em que ser realizaria o plebiscito tecnicamente ilegal, patrocinado por ele, que permitiria a sua reeleição, acompanhando a febre dos outros presidentes latinos, que mudam a Constituição para se reeleger.

No sábado, Zelaya, ao estilo Chávez, havia ignorado uma decisão da Suprema Corte para devolver o cargo ao chefe do Exército, general Romeo Vasquez, que foi demitido após se negar a ajudar na preparação do referendo, dizendo que não ia contribuir para a desobediência a determinação da Corte Máxima do país.

Zelaya pensava diferente:

“Nós não vamos obedecer a Suprema Corte", disse o presidente a uma multidão de simpatizantes em frente à sede do governo.

“A corte, que apenas faz justiça aos poderosos, ricos e banqueiros, só causa problemas para a democracia.”

Em entrevista à TV venezuelana já em território costarriquenho, para onde foi levado à força, Zelaya, (foto) usando ainda o pijama que vestia quando foi arrancado da residência presidencial, disse que não quer se exilar e que foi forçado a deixar seu país”.

Foto: Getty Images

O presidente do Congresso Roberto Micheltti, assume a presidência de Honduras, jurando com a mão sobre a Constituição que acaba de desrespeitar

Em Tegucigalpa, o pleno do Congresso Nacional hondurenho, destituiu Manuel Zelaya do cargo de Presidente da República, sob alegação dele ter desrespeitado os outros poderes constituídos e nomeou como seu substituto o presidente do Congresso, Roberto Micheltti, pelo tempo que resta para terminar o presente período de governo.

Foto: Reuters

Presidente Zelaya veio a Nicarágua, num avião da Força Aérea Venezuelana, para integrar-se a reunião de emergência da ALBA,que vai tratar do assunto, onde foi recebido efusivamente pelo presidente Hugo Chávez

Todos os países latinos, inclusive o Brasil protestaram contra o golpe de Honduras. Lula diz que não reconhecerá o novo governo.

Os chefes de Estado da Venezuela, Equador, Nicarágua, Honduras e o chanceler cubano defenderam na noite deste domingo, em uma reunião extraordinária dos países da Alternativa Bolivariana para as Américas (Alba), os direitos do povo hondurenho e do presidente constitucional do país, Manuel Zelaya.

Hugo Chávez amigo de Zelaya ameaçou inclusive intervir militarmente para repor o presidente no cargo.

A ameaça de Chávez não pode ser levada a serio, pois em Honduras há uma base americana, com o dobro da força área de Chávez e um porta-aviões por perto.

Os órgão internacionais, como a OEA, o presidente americano Barack Obama e a união européia, pressionam para que os golpistas deixem o presidente expulso voltar para assumir sua cadeira, restaurando-se a normalidade democrática.

Foto: Gustavo Amador/EFE

Aliados a Zalaya protestam nas ruas de Tegucigalpa, as forças militares não reprimiram as manifestações.


Nenhum comentário: