30 de jun. de 2009

Amor solitário

Amor solitário
Essa é uma das foto símbolo da guerra, não foi feita no Iraque, mas nos Estados Unidos, onde a guerra deixou também marcas eternas e irreparáveis

Foto: John Moore/Getty Images

Esta foto apareceu na primeira página do The New York Times no Memorial Day – dia que os americanos dedicam a lembrar os entes queridos que morreram em combate. Foi tirada na secção 60, área ocupada pelos túmulos dos que tombaram no Iraque e no Afeganistão, do “Arlington National Cemetery “, 27 de Maio de 2008.

A jovem da foto chama-se Mary MacHugh e encontrava-se junto à campa do noivo, o sargento James J. Regan, 26 anos, morto a 9 de Fevereiro quando uma mina detonou perto do carro-patrulha, onde ele se encontrava, numa estrada no norte do Iraque.

A foto correu mundo: capta muito bem a dor da perda, a destruição dos sonhos e dos planos de uma jovem pela infame estupidez da guerra. A forma como ela se encontra sozinha no cemitério, rodeada de dezenas de tumbas de mármore, lembra-nos a solidão que todos os seres vivos devem sentir perante a morte.

John Moore, o fotógrafo, esteve durante mais de cinco anos em zonas de combate, tanto no Iraque como no Afeganistão.


Nenhum comentário: