7 de set. de 2012

ELEIÇÃO RECIFE: Tudo indica: Geraldo Júlio ganha no primeiro turno

BRASIL – Recife – Eleições 2012
Tudo indica: Geraldo Júlio ganha no primeiro turno
A menos de um mês da eleição para prefeito do Recife, mais uma consulta entre os eleitores, desta vez do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau, confirma a liderança isolada do socialista Geraldo Júlio. Crescem as apostas, nos bastidores eleitorais, no sentido de que Humberto Costa vai contabilizar uma fragorosa e vergonhosa derrota, já no primeiro turno

Fotos: Campanha Geraldo Júlio e Instituto Lula

Neste momento, no Recife, é melhor ser apadrinhado por Eduardo Campos, do que, por Lula,
diz o Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau

Postado por Toinho de Passira
Fonte: Blog do Jamildo

O Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN), confirmou a tendência já detectada pelo no Vox Populi e Ibope, a pesquisa divulgada hoje, no Blog do Jamildo, assinala que o socialista, Geraldo Júlio, liderando as intenções de votos, com 34%, oito pontos percentuais à frente de Humberto, que teve 26%. Daniel Coelho (PSDB) obteve 12% das intenções de voto e Mendonça Filho (DEM) ficou com 9%.

Geraldo subiu 11,8 pontos percentuais em 14 dias, na última pesquisa do IPMN, de 23 de agosto, ele possuía 22,2%. O socialista foi o único dos concorrentes a crescer em toda a série histórica do instituto. Em julho, ele tinha 6,8%. No dia 9 de agosto, data do segundo levantamento IPMN, Geraldo já estava com 14,4%.

Não é preciso ser cientista político para ver que Geraldo Júlio, vai derrotar fragorosamente Humberto Costa, as especulações agora é saber se isso já vai acontecer no primeiro turno, e o tamanho do prejuízo que o PT vai contabilizar.

O resultado da consulta do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau, diz, ainda que no momento, no Recife, é melhor ser um candidato associado a Eduardo Campos, do que a Lula

Quando consultados sobre os candidatos, adicionando a figura do padrinho, com 34% preferiram Geraldo Júlio de Eduardo Campos, contra 27% do que preferiam Humberto de Lula.

Todos os números dessa pesquisa demonstram que o eleitor cansou do PT, há 12 anos no comando da Prefeitura do Recife.

Ao serem questionados, pelos pesquisadores, se o PT merecia continuar no comando da Prefeitura, a maioria, 54%, disse que não. 39% que sim.

Os indicadores apontam que o socialista Geraldo Julio vai certamente crescer ainda mais, nas próximas pesquisas, uma vez que, de acordo com os dados da pesquisa da Nassau, 27% ainda não sabem quem é o candidato de Eduardo Campos neste pleito. Por outro lado, 73% já sabem quem é o candidato de Lula.

A pesquisa também mostra que, depois do início da campanha, Geraldo já é visto como o mais preparado (para 34%) do que Humberto Costa (para 28%).

Segundo o jornalista Jamildo Melo, no seu Blog, “consta que o governador Eduardo Campos sorriu ao saber que o candidato do PT seria o senador Humberto Costa.”

Mais tarde, atacado e desdenhado pelos petistas, Eduardo Campos, em um evento no Paço Alfândega, no lançamento da campanha de Geraldo Júlio, na ocasião com apenas 6% das intenções de voto, perdeu a serenidade habitual “não se conteve e disse que esta seria a eleição mais fácil de sua vida”.

Mesmo naquela hora Eduardo não avaliava o quão fácil seria.


Este post tomou como base um texto de Jamildo Melo, no seu Blog.

Nenhum comentário: