23 de set. de 2012

Humberto Costa fora do segundo turno, se houver

BRASIL – Recife – Eleição 2012
Humberto Costa fora do Segundo turno, se houver
Segundo o Instituto de Pesquisas Maurício de Nassau, o petista Humberto Costa, o candidato de Lula, deu um despencada monumental e está na terceira posição, com 16% das intenções de votos. O novo segundo colocado é Daniel Coelho, candidato de FHC, com 22%. Lá na frente Geraldo Júlio com 38%, o candidato de Eduardo Campos (com chances de vencer no primeiro turno). Na zona do desespero, Humberto Costa, tentou evitar, no tapetão do TRE, que essa pesquisa fosse publicada, alegando irregularidade. O juiz negou. Interessante, é que ele achava corretas as pesquisas do IPMN, quando aparecia com 40% das intenções de votos.


BYE, BYE- Humberto Costa, crescendo para baixo feito rabo de jumento.

Postado por Toinho de Passira
Fonte: Blog do Jamildo

A pesquisa do Instituto de Pesquisas Maurício de Nassau/Jornal do Commercio para prefeito do Recife divulgada neste domingo (23) mostra o candidato Daniel Coelho (PSDB) como o único que cresceu nesses últimos dez dias, atingindo os 22% das intenções de voto e ultrapassando Humberto Costa (PT), que segue em queda livre e se encontra com 16% na terceira colocação.

Geraldo Julio (PSB) continua na liderança, mas sem crescimento na nova amostragem IPMN/JC. Variou um ponto percentual para baixo em relação à pesquisa anterior, ficando com 38%. Mendonça Filho parou de cair e variou um ponto para mais, atingindo 6%.

Geraldo Julio (PSB), pela primeira vez desde a primeira pesquisa, não apresentou crescimento. É aguardar a próxima pesquisa para saber se o socialista atingiu seu teto, o que o deixaria mais distante dos planos de liquidar a disputa no primeiro turno.

O deputado estadual Daniel Coelho (PSDB) segue crescente, agora assume a segunda posição, com 22%, seis pontos a frente do petista. Se o percentual de Geraldo seguir estacionado e Humberto não se recuperar, Daniel deve figurar no segundo turno diante de Geraldo Julio.

O senador Humberto Costa (PT) segue em queda livre. O petista figurava com 36% das intenções de voto na primeira pesquisa, em 12 de julho, e apresentou quedas em todas as pesquisas, agora dispõe b, nova queda: 16% das intenções de voto e em terceiro lugar. Humberto tem duas semanas para recuperar a segunda colocação para figurar num segundo turno. Isso torcendo para que a candidatura de Geraldo Julio (PSB) siga estacionada para a disputa não ser finalizada no primeiro turno.

Mendonça Filho (DEM) parou de desidratar. O deputado federal, que começou a corrida eleitoral na segunda colocação, com 21%, caiu em todas as pesquisas, estando agora na quarta colocação 6%.

Os candidatos Roberto Numeriano (PCB), Edna Costa (PPL), Jair Pedro (PSTU) e Esteves Jacinto (PRTB) somam, juntos, 1% das intenções de voto.

Votos brancos e nulos somam 9%. Não sabem em quem votar/não responderam, 8%.

ESPONTÂNEA - A duas semanas da votação, as variações para baixo na pesquisa espontânea foram muito baixas. Ou seja, a esta altura o eleitor já sabe quem são os candidatos e qual é o seu candidato. Geraldo Julio (PSB) tem 36% na espontânea, uma baixa de apenas dois pontos se comparado à estimulada, quanto os nomes dos candidatos são exibidos. Daniel Coelho (PSDB) tem 21% na espontânea, tendo variado apenas um ponto em comparação à estimulada. Mesma variação teve Humberto (PT), que ficou com 15% na espontânea. Mendonça manteve os 6% na espontânea e estimulada.

VOTOS VÁLIDOS - O candidato do PSB à Prefeitura do Recife aparece muito perto de vencer a disputa no primeiro turno. Geraldo Julio tem 46% dos votos válidos, contra 27% de Daniel Coelho (PSDB), 19% de Humberto Costa (PT) e 7% de Mendonça Filho (DEM). Os outros candidatos somam 1%. Os votos válidos são gerados a partir dos valores de intenção de voto de cada candidato na pergunta estimulada, descontados os votos brancos, nulos e indecisos.

Na Justiça - Na tarde da última sexta-feira (21), a coligação liderada pelo candidato do PT a prefeito do Recife recorreu à Justiça Eleitoral contra a publicação desta nova rodada de pesquisa JC/IPMN. Os petistas contestaram vários itens do levantamento alegando que a pesquisa induziria o entrevistado.

A pergunta que não quer calar: No segundo turno, Humberto vai apoiar Daniel Coelho ou a Geraldo Júlio?


Nenhum comentário: