26 de set. de 2012

Senador petista afirma que 'setores da mídia' usam mensalão para sabotar PT

BRASIL - Mensalão
Senador petista afirma que 'setores da mídia' usam mensalão para sabotar PT
O petista disse que "setores da mídia" usam o julgamento para "sabotar o PT" e o ex-presidente Lula com o objetivo de influenciar no resultado das eleições municipais do dia 7 de outubro.

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Pela segunda vez, em duas semana, o petista acusou a oposição, em especial o PSDB, de influenciar as “elites” do país para prejudicar o PT.

Postado por Toinho de Passira
Fonte: Folha de S. Paulo

      Pela segunda semana consecutiva, o senador Jorge Viana (PT-AC) subiu à tribuna do Senado para criticar a imprensa no julgamento do mensalão.

      O petista disse que "setores da mídia" usam o julgamento para "sabotar o PT" e o ex-presidente Lula com o objetivo de influenciar no resultado das eleições municipais do dia 7 de outubro.

      "Cobrar, exigir dos que ocupam cargos públicos, eu acho que é uma das funções mais nobres da imprensa. E isso é feito diariamente. Mas daí a querer conduzir a opinião pública, a explicitar, na véspera de uma eleição, uma intolerância com uma figura como a do presidente Lula, aí isso é sabotagem", afirmou.

      Ao discursar para um plenário vazio, Viana disse que os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) que julgam o mensalão também sofrem influência da mídia.

      "Só não vale nossos governos indicarem ministros do Supremo e eles chegarem lá e votarem contra por pressão da imprensa", afirmou.

      O petista acusou a oposição, em especial o PSDB, de influenciar as "elites" do país para prejudicar o PT. Na opinião de Viana, a imprensa é "preconceituosa" e "intolerante" porque "nunca aceitou que o Brasil fosse governado pelo presidente Lula".

      Apesar das críticas à mídia, Viana disse que seu objetivo não é impor censura à imprensa --nem defender o seu controle social. "Sou contra qualquer tipo de controle. É o momento apenas de discutirmos responsabilidades", disse à Folha.

      No discurso, Viana também insinuou que alguns promotores e juízes atuam em julgamentos com posturas para agradar a imprensa porque querem virar políticos no futuro. E criticou o que chama de "endeusamento" de ministros do STF.

      Sobre a indicação do ministro Teori Zavascki para o STF pela presidente Dilma Rousseff, o petista criticou a postura da oposição de exigir que ele se posicione sobre sua possível participação no julgamento do mensalão --assim como os ataques de DEM e PSDB aos réus no processo.

      "Hoje parcela da imprensa tenta disfarçadamente assumir um papel que a oposição fracassou em ter. A oposição hoje não tem um projeto político para o país", afirmou.


Nenhum comentário: