3 de set. de 2012

Humberto Costa vai perder a eleição

BRASIL – Recife – Eleição 2012
Humberto Costa vai perder a eleição
A nova pesquisa IBOPE, divulgada hoje, segunda-feira, indica o candidato de Eduardo Campos, Geraldo Júlio, oito pontos percentuais na frente de Humberto Costa, o candidato de Lula e José Dirceu. Na simulação do segundo turno Humberto também perde por cinco pontos percentuais. Piorando a situação ele está entre os mais rejeitados pelo eleitorado.

Foto: Tarsio Alves/Flickr

As coisas sempre pode piorar: neste fim de semana além do resulta ruim nas pesquisas, Humberto Costa, durante uma caminhada no bairro do Totó, torceu o tornozelo.

Postado por Toinho de Passira
Fontes: G1- Pernambuco, Diário de Pernambuco, NE TV – 1ª Edição, Blog do Jamildo

O candidato do PSB, Geraldo Julio de Mello, lidera pela primeira vez a corrida pela sucessão municipal em Recife com 33% das intenções de voto, segundo pesquisa do Ibope divulgada nesta segunda-feira. O petista Humberto Costa aparece com 25%, uma queda de sete pontos em relação à última pesquisa feita pelo instituto divulgada no dia 16 de agosto. O levantamento também indica pela primeira vez uma eventual vitória do candidato socialista no segundo turno com 44% das intenções de votos, contra 38% de Humberto.

O declínio da candidatura de Humberto é permanente e sem volta. Na primeira pesquisa do IBOPE, em 16 de julho, Humberto liderava com confortáveis 40% e o candidato socialista amealhava apenas 5%.

Um mês e meio depois, Humberto despencou 15% e Geraldo Júlio subiu 28%. Se continuar a cair, ele arrisca-se a perder o segundo lugar, para o candidato do PSDB, o jovem deputado Daniel Coelho, que começou com 9% e já está com 15%, das intenções de voto.

De uma forma ou de outra, o eleitorado de Daniel Coelho, assim como o de Mendoncinha, que também despencou dos 20% para 8%, estão mais próximos de serem contabilizados, no segundo turno, como Geraldo Júlio, do que com Humberto Costa.

Todos os números das ultimas pesquisas são motivos de desgosto para Humberto, por exemplo, no item rejeição, aquele candidato que o eleitor não votaria de jeito nenhum, ele está em segundo lugar junto com Mendoncinha, enfrentando 28% de rejeição, só perde para a candidata Edna Costa do PPL, que tem 1% das intenções de voto e 30% de rejeição.

Para piorar sua aflição o candidato de Eduardo Campos, continua sendo o menos rejeitado com 13%.

Humberto paga o preço de ter saído candidato biônico do partido, numa manobra radical, gerida por José Dirceu e sua turma. Eduardo Campos sentiu o vácuo político e o ocupou.

Com essa derrota Humberto enterra o plano mirabolante de sair candidato a governador de Pernambuco, em 2014, apoiado pela coligação que agora apoia o socialista Geraldo Júlio. Também o ex-prefeito João Paulo sonhava herdar dois anos na prefeitura e tentar uma nova reeleição.

O plano era muito bom, mas esqueceram de combinar com Eduardo Campos.

Foto: Jedson Nobre/Folha de Pernambuco

Em entrevista o candidato a prefeito do Recife Geraldo Julio (PSB) comentou o resultado da pesquisa: “Nossa candidatura cresce porque apresentamos não perdemos o nosso tempo atacando adversários.


Nenhum comentário: